Centro Nacional de Colecção de Dados em Cardiologia (CNCDC)
   
O que é o CNCDC?
 
A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) tem como um dos seus principais objectivos estatutários o “estímulo ao estudo e investigação de problemas científicos relacionados com as doenças do aparelho circulatório” em Portugal. O cumprimento deste objectivo estatutário na actualidade assume um significado particularmente importante dado o panorama desolador da nossa investigação no contexto internacional. Tendo este objectivo em mente, a SPC decidiu dar o seu contributo para a melhoria desta situação através da implementação de várias iniciativas, as quais foram já anteriormente tornadas públicas.
Uma das iniciativas propostas pela SPC foi a criação de um centro coordenador que fornecesse apoio logístico ao desenvolvimento de estudos cooperativos nacionais. Este centro é o Centro Nacional de Colecção de Dados em Cardiologia (CNCDC) e tem existência física na delegação da SPC em Coimbra. Nesse centro foram instalados os recursos técnicos/ informáticos e humanos necessários para o arranque deste projecto.
 
Objectivos
 
A criação do CNCDC tem como objectivo facilitar a realização de estudos no âmbito das doenças cardiovasculares que envolvam várias estruturas de saúde portuguesas (Serviços de Cardiologia, Serviços de Medicina, Unidades de Cuidados Intensivos Coronários, Centros de Saúde, etc.). Esses estudos poderão assumir a forma de Registos Nacionais, Estudos Multicêntricos, ou ainda Estudos Epidemiológicos.
 
HyperLink