Notícias Recentes

ORDEM DOS MÉDICOS E SPC REAGEM A ENTREVISTA DO DR. MANUEL PINTO COELHO

No passado dia 13 de maio, o Jornal Expresso publicou uma entrevista ao Dr. Manuel Pinto Coelho onde são defendidos pontos de vista que colocam em causa a saúde pública.

Veja aqui qual é o posicionamento da Sociedade Portuguesa de Cardiologia sobre este tema.



“CARDIOLOGISTS OF TOMORROW”

Cardiologia Portuguesa representada no Núcleo da Sociedade Europeia de Cardiologia


“Dear Portuguese Society of Cardiology, we have the great pleasure to inform you that Dr Ricardo Ladeiras Lopes has been elected to join the nucleus of the ESC Cardiologists of Tomorrow. We have been impressed by his background, enthusiasm and ideas and are convinced that he will be a great asset for our group and the initiative.”

Assim foi notificada, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, de mais uma importante conquista para a Cardiologia Portuguesa! (continuar a ler)

LEI DO TABACO

SPC une-se a outras Sociedade Científicas em Carta Aberta à Assembleia da República

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia une-se às Sociedades Portuguesas de Pneumologia, Pneumologia Pediátrica e Oncologia e apresentam carta aberta à Assembleia da República!

É importante que se cumpra o disposto na Convenção-Quadro para o Controlo do Tabaco (CQCT), que Portugal retificou há uma década, bem como a transposição completa da Diretiva Europeia dos Produtos de Tabaco 2014/40/EU e a adoção das recomendações da OMS que estão presentes nos objetivos do Plano Nacional de Saúde! Esta é a mensagem que une as quatro Sociedades Médicas e Científicas na luta por uma saúde mais inclusiva!

Leia a Carta Aberta aqui.

DEMOCRATIZAR, DINAMIZAR E MODERNIZAR

Sociedade Portuguesa de Cardiologia Revê os Seus Estatutos


A Sociedade Portuguesa de Cardiologia fez uma revisão dos seus estatutos e para garantir
um futuro mais democrático, participativo e mais adaptado à sociedade civil de hoje.

“Ambicionamos, com esta mudança, uma maior participação de todos os sócios, de forma que
sintam que a Sociedade é de todos, que as decisões e o destino possam ser definidos de um modo
mais democrático e participativo”, sublinha o Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Dr. Miguel Mendes.

As alterações propostas foram registadas em notário e entraram em vigor a partir do dia 12 de outubro de 2016.

(continuar a ler)

Consulte os novos estatutos aqui.

Curso de Hemodinâmica e Cardiologia de Intervenção Avançado

26 de Maio de 2017, Lisboa


26 de Maio, das 9h00 às 17h00, Auditório da Casa do Coração, Lisboa

A Direção da APIC em associação com o Grupo de Jovens Cardiologistas da APIC e o Conselho dos Jovens Cardiologistas da SPC irá realizar o Curso de Hemodinâmica e Cardiologia de Intervenção Avançado no dia 26 de Maio do corrente ano.

O Curso deste ano será um "Módulo Avançado", onde serão abordados diferentes temas da Intervenção Coronária e intervenção na Cardiopatia Estrutural, com uma perspectiva eminentemente prática e interativa.

Destina-se aos Médicos Internos Complementares de Cardiologia, a Jovens Cardiologistas que estejam em formação na Subespecialidade de Cardiologia de Intervenção ou que pretendam iniciar a sua formação em Cardiologia de Intervenção.

Já pode inscrever-se

FORMAÇÃO EM CARDIOLOGIA

Colégio de Cardiologia da OM e Direcção da SPC


A formação na especialidade de Cardiologia reveste-se de um grau de diferenciação crescente, resultante da maior complexidade das diferentes técnicas (invasivas e não invasivas) aplicadas na prática clínica, carecendo ainda de incorporar a evolução do conhecimento e do progresso tecnológico nesta área, por forma a actualizar a resposta assistencial em todas as suas vertentes.

O presente documento destina-se a reflectir a discussão e as propostas resultantes da reunião ocorrida entre a Direção da SPC e o Colégio de Cardiologia da OM em Coimbra, na Secção Regional do Centro da OM, em 17 de Julho de 2015.

(LER DOCUMENTO)

STENT FOR LIFE

Iniciativa implementada em Portugal pela APIC acompanhou os Peregrinos na sua jornada


Num país onde cerca de 4 mil pessoas morrem, anualmente, vítimas de enfarte agudo do miocárdio, o Stent for Life, uma iniciativa Europeia na área da Saúde Cardiovascular, implementada em Portugal pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), promove uma campanha que visa informar os Portugueses sobre o que fazer perante sinais de Enfarte Agudo do Miocárdio.

(continuar a ler)

Área Científica

Conteúdo
Científico

Ver mais

Cidadão

Saúde Cardiovascular para todos

Ver mais

Agenda e Eventos

26 de Maio 2017

Curso Avançado de Hemodinâmica e Cardiologia de Intervenção

Casa do Coração, Lisboa (Campo Grande, 28, 4º andar)

Este curso, promovido pela Direção da APIC em associação com o Grupo de Jovens Cardiologistas da APIC e o Conselho dos Jovens Cardiologistas da SPC, destina-se aos Médicos Internos Complementares de Cardiologia, a Jovens Cardiologistas que estejam em formação na Subespecialidade de Cardiologia de Intervenção ou que pretendam iniciar a sua formação em Cardiologia de Intervenção.

O Curso deste ano será um "Módulo Avançado", onde serão abordados diferentes temas da Intervenção Coronária e intervenção na Cardiopatia Estrutural, com uma perspectiva eminentemente prática e interativa.

programa preliminar
inscrições

21 a 22 de Setembro 2017

XXXIII Jornadas de Cardiologia de Santarém

Santarém, CNEMA

Programa Científico Médico

Comissão Organizadora

Comissão Científica

26 de Janeiro 2018

Reunião VaP APIC

Porto