A APIC


A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular, APIC, é uma Associação Especializada da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, dotada de autonomia científica, administrativa e financeira e tem a sua sede em Lisboa, no Campo Grande, número vinte e oito. A APIC tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de outras actividades científicas no âmbito dos aspectos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular.

Relatório de atividades da APIC relativo ao biénio 2015-2017

20-04-2017

download do relatório de actividades

Comentários a artigos científicos, 6ª edição

18-04-2017
Caros colegas,

Apresentamos os artigos comentados da primeira quinzena de Abril.

Trata-se dos artigos de opinião online do American College of Cardiology:

"A NOBLE Trial and an Attempt to EXCEL: A Comparison of Two Randomized Trials of Unprotected LMT PCI vs. CABG" Mar 09, 2017, Expert Analysis, Vigneshwar Kasirajan, M.B.B.S., FACC

"Revascularization of Left Main Disease: Do we EXCEL at Stenting? Or is it More NOBLE to Treat With Surgery?" Mar 09, 2017, Expert Analysis, Michael Ragosta, M.D., FACC,

comentados pelo Dr. Luís Seca, Cardiologista de Intervenção do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

download do comentário aos artigos

Agradecemos uma vez mais o empenho de todos.

Mais uma edição do CURSO AVANÇADO EM ABORDAGEM INTRA-HOSPITALAR PRECOCE DO ENFARTE AGUDO DO MIOCÁRDIO COM SUPRA DE ST , já em 6 de Maio 2017

11-04-2017
A iniciativa Stent for Life/APIC, em colaboração com o Serviço de Cardiologia do Hospital de Leiria e com o INEM – vai realizar mais um Curso STEMICARE. Desta vez no dia 6 de Maio 2017, das 9H às 14H, em Fátima , no Centro de Apoio a deficientes João Paulo II ( coordenadas GPS: 39º/37min./27 seg. (norte) , 8º/39 min./4seg. (oeste))

Esta edição do Curso pretende envolver os profissionais do Pré hospitalar (INEM) e do Serviço de Urgência do Hospital de Leiria (Internos e Especialistas de Medicina interna, Medicina intensiva e Emergência médica, Clinica Geral e Enfermeiros) e de todos os Hospitais que referenciam os doentes com enfarte para Leiria. Este Curso nesta data antecede um período com grande afluência de peregrinos durante a celebração do Centenário da Aparições de Fátima e a vinda do Papa Francisco, no dia 13 de Maio 2017. Já pode inscrever-se em http://www.spc.pt/spc/inscricoes/stemicare.aspx.
Consulte o programa.

A batalha da redução do tempo total de isquemia só pode ser ganha pela sensibilização e motivação de todos os profissionais envolvidos no tratamento do doente com EAMcST. Para isso é essencial a formação e atualização profissional nesta área. Os principais temas abordados nas sessões teóricas incluem: diagnóstico e abordagem inicial das síndromes coronárias agudas, seleção da estratégia de reperfusão miocárdica, rede de referenciação regional, terapêutica antitrombótica, prevenção e tratamento das principais complicações (arritmias cardíacas e choque cardiogénico), em alternância com a discussão interativa de casos clínicos em pequenos grupos de formandos.

D@CL Gaia - Intervenção Percutânea Mitral

11-04-2017
Decorreu no passado dia 31/3 no Centro Hospitalar de Gaia/Espinho a última edição do D@CL, desta vez sobre intervenção percutânea mitral (MitraClip®), em paralelo com o evento GaiaMeeting.

Foi um dia extremamente produtivo para os participantes, dado o programa abrangente que foi criado e que incluiu, para além do tratamento per se, palestras sobre tudo o que envolve a utilização desta técnica, desde a selecção dos doentes, à importância das técnicas de imagem ou da estratégia anestésica. Também se discutiu a evidência clínica que suporta este tratamento percutâneo. Não faltou até, durante a pausa para o almoço, uma interessante sessão interactiva de perguntas (MitraQuiz) preparada pelo Dr. Bruno Melica, um dos principais impulsionadores da técnica no Centro.

Gostaríamos de agradecer ao Dr. Vasco Gama Ribeiro a disponibilidade para receber os participantes e a excelente qualidade do programa desenvolvido por si e pelo Dr. Bruno Melica. Agradecemos, também a toda a equipa de técnicos e enfermeiros a simpatia com que fomos recebidos.

Parabéns à Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular pelos seus 25 anos de existência e de grandes sucessos. Venham muitos mais!

 

 

Comentários a artigos científicos, 5ª edição

27-03-2017
Caros colegas,

Apresentamos o artigo comentado desta segunda quinzena de Março.

Trata-se do “Complete or Culprit-Only Revascularization for Patients With Multivessel Coronary Artery Disease Undergoing Percutaneous Coronary Intervention: A Pairwise and Network Meta-Analysis of Randomized Trials.”, comentado pelo Dr. Carlos Galvão Braga, Cardiologista do Hospital de Braga.

download do comentário ao artigo
download do artigo

Agradecemos uma vez mais o empenho de todos.

José Carlos Malato dá o mote à campanha “NÃO PERCA TEMPO. SALVE UMA VIDA – o enfarte não pode esperar”

24-03-2017
O dia 14 de Fevereiro marca o Dia Nacional do Doente Coronário.
Para assinalar esta data, a iniciativa Stent For Life voltou a sensibilizar a população para os sinais e sintomas de enfarte do miocárdio e para as razões de se pedir ajuda rapidamente, através da Campanha “NÃO PERCA TEMPO. SALVE UMA VIDA – o enfarte não pode esperar”, que se irá prolongar durante os próximos meses.

Dor no peito, por vezes com irradiação ao braço esquerdo, costas e pescoço, que pode ser acompanhada por suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade são os principais sintomas de enfarte do miocárdio.

Esta Campanha, à semelhança de anos anteriores, irá ser divulgada através de pequenos vídeos, contando com o testemunho de várias pessoas a alertar para a necessidade de se ligar rapidamente o Número Europeu de Emergência. José Carlos Malato, figura pública que teve um enfarte aos 49 anos, dá o mote à campanha e é um dos embaixadores deste projeto.

Veja mais em https://www.youtube.com/watch?v=viZKOS8KaG0

REUNIÃO ANUAL APIC 2017

22-03-2017
Caros colegas,
A APIC tem o prazer de anunciar a data da sua reunião anual em 2017.
Contamos consigo!
A Direção da APIC

D@CL Funchal – Imagiologia coronária: IVUS (Foco no Tronco Comum) - 07/04/2017

20-03-2017
O D@CL não pára! Uma semana após o D@CL Gaia decorrerá, no Funchal, no dia 7 de Abril, a próxima edição desta iniciativa da APIC. Desta vez o foco será em imagiologia coronária - IVUS (com enfoque especial no tratamento do tronco comum da coronária esquerda).

Os D@CL pretendem fomentar a partilha de conhecimentos e experiência sobre temas específicos da cardiologia de intervenção, num ambiente informal de normal funcionamento dos laboratórios de hemodinâmica, num conceito tipo hands-on.

Neste contexto, estas iniciativas têm necessariamente um número reduzido de participantes, e pelo facto de se realizar na Madeira terá implicações logísticas particulares. Assim, aconselhamos que não perca tempo e faça já a sua pré-inscrição: clique aqui. O programa preliminar deste D@CL pode ser consultado aqui.
Pelas características inerentes, acreditamos que a participação nestes eventos é de particular utilidade para internos da especialidade de Cardiologia com interesse nestas áreas ou para jovens cardiologistas de intervenção em diferenciação. Aconselhamos vivamente a sua participação!


Comentários a artigos científicos, 4ª edição

13-03-2017
Caros colegas,

Apresentamos o artigo comentado desta primeira quinzena de Março.

Trata-se do Outcomes After Paravalvular Leak Closure - Transcatheter Versus Surgical Approaches, comentado pelo Dr. Lino Santos, Cardiologista de Intervenção da UDIC do CHVNGaia/Espinho.

download do comentário ao artigo

Agradecemos uma vez mais o empenho de todos.

D@CL - Intervenção Percutânea Mitral - CHVNG/E – 31/03/2017

11-03-2017
Após um dia dedicado à avaliação fisiológica invasiva das lesões coronárias, o Day at the Cath Lab (D@CL) está de volta! Desta vez, voltamos à intervenção estrutural: o próximo evento será sobre intervenção percutânea mitral (através da implantação do device Mitraclip®) e decorrerá no próximo dia 31 de Março, em Vila Nova de Gaia. Este D@CL terá a particularidade de decorrer em paralelo com o congresso Gaiameeting (www.cardiologiadegaia.pt), no âmbito das comemorações dos 25 anos da Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho. Assim, os sócios inscritos do D@CL poderão também participar no Gaiameeting!

Os D@CL pretendem fomentar a aquisição e partilha de conhecimentos entre profissionais com interesse numa determinada área, num ambiente informal de funcionamento normal de um laboratório de hemodinâmica. Neste contexto, o número de participantes não poderá ser muito grande e será limitado, pelo que não perca tempo em efectuar a sua pré-inscrição: clique aqui

O programa preliminar deste D@CL pode ser consultado aqui. Trata-se de um programa muito abrangente, que versa não só sobre a parte técnica em si, mas também sobre critérios de selecção de doentes, imagem intra-procedimento e abordagem anestesiológica. Serão ainda apresentados os estudos mais recentes e os que ainda estão em curso sobre esta tecnologia.
Assim, este programa poderá agradar a um leque alargado de sócios, mesmo que o seu interesse pessoal não seja especificamente a técnica. Acreditamos, portanto, que será de particular interesse para internos de Cardiologia ou jovens cardiologistas de intervenção, cuja participação aconselhamos com veemência.


Comentários a artigos científicos, 3ª edição

03-03-2017
Caros colegas,

Apresentamos o artigo comentado desta quinzena.

Trata-se do 2017 ACC Expert Consensus Decision Pathway for Transcatheter Aortic Valve Replacement in the Management of Adults with Aortic Stenosis, comentado pelo Dr. João de Brito, Cardiologista de Intervenção, H S Cruz - Lisboa.

download do comentário ao artigo

Agradecemos uma vez mais o empenho de todos.

Colaboração institucional APIC e Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista

01-03-2017
 
A APIC tem estreitado firmemente a colaboração com a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI).

O primeiro passo em concreto foi a colaboração na 1ª edição do CTO Summit que decorreu em 2 e 3 de Setembro de 2016, em São Paulo. A convite da SBHCI o Dr João Silveira fez várias apresentações sobre o tema das "Oclusões crónicas totais - CTO's (www.apic.pt). Não existem programas específicos para CTO em Portugal e a APIC tem um grupo de trabalho sobre esta temática, que tem como objetivo aumentar o número de CTO intervencionadas, com um benefício para o doente em termos de revascularização completa, sintomas e sobrevida.
A APIC já foi convidada a participar no 2º CTO Summit, a realizar em 15 e 16 de Setembro 2017.

Na reunião anual da APIC em 2016, no dia 3 de Novembro, fomos honrados com a presença do Prof. Roberto Botelho, inovador e consagrado investigador Brasileiro que nos falou sobre “Como criar um programa de investigação clínica de elevada qualidade?”

No dia 7 de Março 2017, a SBHCI e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) organizam, em Brasília, o Fórum O Envelhecimento e as Políticas Públicas de Atenção à Saúde na Alta Complexidade Cardiovascular”. Trata-se de um encontro dirigido a médicos, gestores e parlamentares e tem por objetivo discutir o envelhecimento humano e as politicas de saúde na cardiologia. O Dr Rui Campante Teles, Presidente da APIC ,abordará os temas “Racionamento de terapias de alta complexidade para idosos em Portugal” e “Custo efetividade e impacto orçamental da incorporação da TAVI em Portugal”. Consulte o programa

Em 24 de Março decorrerá em São Paulo, o Curso Anual de Bifurcações da SBHCI, estando a APIC representada pelo Prof Pedro de Araújo Gonçalves, responsável pelo grupo de trabalho de bifurcações da APIC e membro do European Bifurcation Club.

O futuro envolve o estreitamento das relações institucionais com a partilha de conteúdos para os doentes, de fóruns científicos digitais, a divulgação mútua de iniciativas educacionais e a colaboração em publicações científicas brasileiras e portuguesas.

Comentários a artigos científicos, 2ª edição

13-02-2017
Caros colegas,

No seguimento da nova rubrica do site da APIC, vimos apresentar o artigo comentado desta quinzena.
Trata-se do artigo - The pathophysiology of acute myocardial infarction and strategies of protection beyond reperfusion: a continual challenge.

O comentário é do Dr. André Luz, Cardiologista de Intervenção do CHUP, HSA, Porto.

download do comentário ao artigo

Desde já agradecemos o empenho de todos e esperamos que seja do vosso agrado.

João Brum da Silveira
Renato Fernandes
Bruno Melica

RESUMO, por David Neves, do artigo "Randomised comparison of a bioresorbable everolimus‐eluting scaffold with a metallic everolimus‐eluting stent for ischaemic heart disease caused by de novo native coronary artery lesions: the 2‐year clinical outcomes of the ABSORB II trial"

31-01-2017
O ano de 2016 foi rico em produção científica em torno das plataformas absorvíveis, sobretudo o Absorb, a única até então comercialmente disponível. Os resultados ficaram um pouco aquém do esperado, deixando a comunidade médica um pouco apreensiva.
Começando pelo mais mediático e recentemente apresentado no TCT 2016, o ABSORB II – resultados a 3 anos, a vasomotricidade não foi melhorada com o uso de Absorb (0,047 vs 0,056 mm; p=0,49), nem a perda luminal tardia, que foi até maior que com o comparador Xience (área luminal mínima por IVUS 4,32 vs 5·38 mm²; p<0,0001).

(continuar a ler)


COMENTÁRIO ao artigo, por Lino Patrício. "A História repete-se. É preciso estar atento."

Quantas vezes, os doentes já nos perguntaram: “O stent depois de colocado não se pode retirar?”. A irreversibilidade e persistência da implantação do stent coronário, nunca foi considerada um problema de segurança, face à capacidade regeneradora endotelial de o recobrir e considerando a sua eficácia no tratamento da restenose ou a resolução das situações agudas em bail-out.

(continuar a ler)

Comentários a artigos científicos

18-01-2017
Caros colegas,

a APIC vai iniciar este mês no seu site um espaço dedicado ao comentário a um artigo científico, de e para a comunidade da Cardiologia de Intervenção. Terá uma periodicidade quinzenal e versará temas diversos da Intervenção Cardiovascular.
Será um momento de partilha de conhecimento, experiência e prática da Cardiolgia de Intervenção.

O primeiro aborda a publicação dos resultados do Absorb no TCT 2016 e será efectuado pelo Dr. David Neves do HESE com um comentário do Professor Lino Patrício do HSM/HESE.

Desde já agradecemos o empenho de todos e esperamos que seja do vosso agrado.

João Brum da Silveira
Renato Fernandes
Bruno Melica

Mensagem APIC 2017

09-01-2017
Caro(a)s associados e parceiros,

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular deseja-vos um excelente ano de 2017!

Em 2016 atingimos os objetivos traçados. A APIC sofreu uma restruturação e profissionalização para assegurar uma associação transparente, sustentável e virada para este futuro. Contámos com o grande dinamismo e entusiasmo de todos vós que, dia a dia, se empenham no sucesso assistencial da cardiologia de intervenção em Portugal. Demos, uma vez mais, um contributo fundamental para a melhoria da qualidade e sobrevida dos Portugueses.

(continuar a ler)

João Luís Pipa. N 21/07/1960 – † 05/01/2017

05-01-2017
Caros colegas,

É com profunda tristeza que a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular vos comunica o falecimento do Dr. João Luís Pipa, nosso colega e amigo, Cardiologista de Intervenção do Hospital de São Teotónio, Centro Hospitalar de Tondela-Viseu.
O Dr. Luís Pipa licenciou-se na Faculdade de Medicina de Coimbra e lançou o laboratório de Hemodinâmica em Viseu, sendo um associado muito ativo, competente, entusiasta e dinâmico cuja perda deixa um vazio irreparável a todos nós e aos seus doentes.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular endereça aos familiares, amigos do Dr. João Luís Pipa e ao Hospital de São Teotónio o nosso profundo pesar e as sentidas condolências.

Rui Campante Teles
Presidente da APIC

Enfarte agudo do miocárdio e iniciativa Stent for Life em destaque na RTP

05-01-2017
O que é um enfarte do miocárdio? Como reconhecer os seus sintomas? O que fazer se identificar esses sintomas?

A resposta a estas e outras questões no programa "Diga Doutor" de 26 de Dezembro, com a presença de Hélder Pereira, cardiologista de intervenção e responsável da iniciativa Stent for Life em Portugal.

Não deixe de ver! Clique aqui.

SAVE THE DATE - 6ª Reunião VaP APIC

19-12-2016
Brevemente divulgaremos mais informação e o programa da reunião. Fique atento!

Curso de CTOs - 5 de Janeiro de 2017

12-12-2016
No próximo dia 5 de Janeiro, realizar-se-á no Hospital de Santa Maria (Lisboa) o curso "New Frontiers in Cardiology: Focus on CTO".

Este curso tem o patrocínio científico da APIC e terá como convidados internacionais Gerard Werner, James Spratt e José Rumoroso.

Poderá ver o programa completo do curso e saber mais sobre as inscrições aqui clicando aqui.

Portugal integrará como membro oficial a iniciativa Valve for Life a partir de 1 de Janeiro de 2017

07-12-2016
A partir de 1 de Janeiro 2017 Portugal integrará como membro oficial a iniciativa Europeia Valve for Life.
O convite foi endereçado à Direção da APIC pelo Prof. Michael Haude e Prof. Andreas Baumbach, respetivamente, o Presidente e o Presidente-eleito da EAPCI.
A iniciativa Valve for Life foi lançada pela APIC em 2015 e conta com uma comissão executiva composta pelo Dr. Rui Campante Teles, Dr. Eduardo Oliveira e Prof. Lino Patrício (Coordenador).

Este programa tem por missão "Facilitar o acesso dos doentes valvulares ao tratamento percutâneo com vista à redução da morbilidade e mortalidade destes doentes".
Os benefícios do implante para o doente têm uma dimensão clinica, social e ética que devem ser tomados em conta. Por isso e à semelhança de outros projetos, esta iniciativa pretende estabelecer parcerias com todos os atores envolvidos no percurso do doente com estenose aórtica, desde as áreas da saúde em particular às da sociedade civil em geral.
Para mais informações sobre a iniciativa por favor clique aqui.

7ª Reunião Anual da APIC – O último dia

07-12-2016
O último dia da 7ª Reunião Anual da APIC foi marcado pela presença de S.E o Ministro da Saúde, Dr. Adalberto Campos Fernandes.

O Ministro da Saúde foi o convidado de honra da sessão de encerramento da APIC’16, presidindo ainda à cerimónia de entrega dos Prémios Jovem Cardiologista de Intervenção.

Na sua passagem pela APIC’16, Adalberto Campos Fernandes afirmou: “Não são os estados, os governos e os ministros que servem melhor os interesses dos doentes, mas sim os médicos, os enfermeiros e os técnicos. Portanto, ajudem-nos a fazer pelo sistema de saúde português aquilo que temos obrigação de fazer, que é um sistema mais equitativo, mas acessível e mais democrático nos direitos de utilização.”.

Durante a sua passagem pela Figueira da Foz houve oportunidade para uma reunião com a Direção da APIC, onde se discutiram alguns pontos fulcrais da actividade da cardiologia de intervenção em Portugal, nomeadamente os projetos desenvolvidos pela APIC com interesse considerado público e o Registo Nacional de Cardiologia de Intervenção (RNCI). A APIC refirmou a sua inteira disponibilidade de colaboração com a tutela na discussão aprofundada destas e outras questões abordadas na reunião, com a certeza que em muito contribuirão não só para o desenvolvimento da cardiologia de intervenção nacional, mas também para a contínua melhoria dos cuidados diariamente prestados aos doentes portugueses.

Agradecemos mais uma vez a ilustre presença do Senhor Ministro da Saúde na nossa Reunião Anual, que muito nos honrou.

O nosso bem-haja também, a todos os participantes da APIC’16. A vossa presença e contributo permitiram o sucesso deste evento e esperemos contar novamente com todos na edição 2017 da Reunião Anual da APIC.

(fotos: JustNews)
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016

Última edição do D@CL

24-11-2016
Decorreu no passado dia 17 de Novembro a última edição da iniciativa Day at the Cath Lab (D@CL), no Hospital Fernando da Fonseca (HFF), na Amadora.
Desta vez o tema foi “Fisiologia Coronária”. No total foram avaliados 4 doentes com lesões coronárias intermédias, tendo um deles sido submetido com sucesso a angioplastia por valores positivos na avaliação fisiológica invasiva. Todos os outros doentes apresentavam valores negativos nos diversos índices avaliados.
Durante a manhã foram feitas, pelo Dr. Sérgio Batista do departamento de Cardiologia de Intervenção do HFF, excelentes palestras sobre os vários índices de avaliação fisiológica coronária invasiva, com especial ênfase no FFR obtido com administração de contraste, mas passando também por FFR com adenosina, Pd/Pa basal, Pd/Pa mínimo e iFR - qual a evidência existente e quais os principais estudos em que estes índices estão a ser avaliados. Foram ainda apresentadas resumidamente as características técnicas particulares do material a utilizar.
Tratou-se, como habitualmente, de um curso de cariz prático, tipo hands-on, em que os participantes estão dentro do laboratório e alguns tiveram inclusivamente a possibilidade de estar na mesa de cateterismos. Tudo isto decorreu num ambiente relativamente informal, como se de um dia normal de funcionamento do laboratório se tratasse.
Gostaríamos de agradecer ao Dr. Pedro Farto e Abreu, director do Departamento de Cardiologia de Intervenção do HFF, a disponibilidade e o empenho na organização de mais este evento, que consideramos ter sido um sucesso e de grande utilidade para todos os participantes. Uma palavra de agradecimento também a toda a restante equipa do departamento pela simpatia e disponibilidade com que fomos recebidos.
O próximo D@CL decorrerá no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho. A data prevista para o evento, bem como o programa serão divulgados em breve, no site da APIC, na nossa página do Facebook e via e-mail a todos os sócios, pelo que deve estar atento à sua caixa de correio.


 

 

 

Prémios Jovem Cardiologista de Intervenção 2016

22-11-2016
Foi durante o último dia da 7.ª Reunião Anual APIC que decorreu a cerimónia de entrega dos Prémios Jovem Cardiologista de Intervenção, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Saúde, Dr. Adalberto Campos Fernandes.

No programa da APIC’16 foi dado destaque à participação de internos e jovens cardiologistas, num número recorde de trabalhos e de casos clínicos submetidos e candidatos a estes prémios.

Os cinco premiados foram contemplados com uma inscrição gratuita no EUROPCR 2017, o Congresso da Associação Europeia de Cardiologia de Intervenção Percutânea, que decorrerá em Paris, entre 16 e 19 de maio de 2017.

Os autores foram premiados em cinco categorias distintas:
“Casos desafiantes de fisiologia coronária”, prémio atribuído a Catarina Ferreira Ruivo do Centro Hospitalar de Leiria-Pombal;
“Stents bioabsorvíveis em lesões complexas”, prémio atribuído a Joana Delgado Silva do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra;
“A minha angioplastia mais acrobática”, prémio atribuído a Luís Leite do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra;
“Uma imagem vale mais do que 1000 palavras”, prémio atribuído a Gonçalo Jácome Morgado do Hospital Garcia de Orta;
“Cenários de pesadelo e salvações heróicas”, prémio atribuído a Joana Delgado Silva do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

A todos os autores dos trabalhos apresentados na APIC’16, o nosso obrigado pela vossa participação.
Aos vencedores dos Prémios Jovem Cardiologista de Intervenção, muitos Parabéns!

(fotos: JustNews)
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016

Destaques do 2º dia da 7ª Reunião Anual da APIC

11-11-2016
O segundo dia da 7ª Reunião Anual da APIC (5 de Novembro), iniciou-se com a realização da Assembleia Geral e a apresentação de várias das actividades desenvolvidas pela APIC, ao longo do último ano, bem como a aprovação de novos sócios. A sessão incluiu um dos pontos altos da APIC’16, a nomeação de sócio honorário do Dr. Vasco Gama Ribeiro. Nesta justa homenagem, apresentada pelo Prof. Ricardo Seabra Gomes, foi destacado o brilhante trabalho desenvolvido pelo Dr. Vasco Gama Ribeiro, ao longo dos seus já 45 anos de carreira.
O dia seguiu com sessões dedicadas à Atualização em Fisiologia coronária, ao Enfarte e Choque Cardiogénico, às mudanças trazidas por 2016 relativamente à Intervenção Coronária, e à Actualização em Stents Bioabsorvíveis.
Houve ainda lugar para sessões dedicadas à apresentação de trabalhos candidatos às várias categorias do Prémio Jovem Cardiologista de Intervenção, e para a realização dos simpósios “Gestão da terapêutica antitrombótica em doentes com FANV e SCA” e “Desafiando os especialistas, o presente e o futuro do tratamento da válvula mitral”, que contaram com a presença dos convidados internacionais Jurrien ten Berg e Rodrigo Estévez-Loureiro.
O dia foi encerrado com a sessão “Aprovação e aquisição de dispositivos médicos em Portugal”, que contou com a participação de convidados institucionais do Infarmed e SPMS, e onde foram também abordadas as expectativas dos cardiologistas de intervenção relativamente a este tema tão actual.

  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016

D@CL – Hospital Fernando da Fonseca – 17 de Novembro de 2016

09-11-2016
É já no próximo dia 17 de Novembro, pelas 09h00, que se realizará no Hospital Fernando da Fonseca, o próximo Day at the Cath Lab (D@CL), que será dedicado à Fisiologia Coronária.

Trata-se de um tema extremamente actual e em rápida evolução, para o qual o Grupo de Estudos de Imagem e Fisiologia Coronária, e em particular o departamento de Cardiologia de Intervenção do Hospital Fernando da Fonseca, tem contribuido muito activamente, com produção de investigação de grande relevância como se comprova com as recentes apresentações e publicações em, respectivamente, congressos e revistas internacionais de grande impacto.

Pretende-se que os D@CL sejam uma experiência de cariz eminentemente prático, tipo hands-on, com o objectivo de partilha e aquisição de conhecimentos nos mais diversos temas da cardiologia de intervenção, num ambiente relativamente informal, de funcionamento habitual do laboratório de hemodinâmica. Para que não haja disrupção deste funcionamento, o número de vagas para participação será obrigatoriamente relativamente reduzido.

Neste sentido, e dada a relevância e interesse deste tema, prevemos que haja muitos interessados em participar, pelo que não deverá perder tempo em efectuar a sua pré-inscrição aqui.

O Programa Preliminar deste D@CL, que se iniciará às 09h00, será o seguinte:
1. Avaliação funcional com o novo fio de pressão Comet™
2. FFR contraste: como se faz e qual a evidência
3. Investigação em fisiologia coronária: estudos em curso e o que aí vem

7ª Reunião Anual da APIC, 2016

07-11-2016
A 7ª Reunião Anual da APIC consolidou o sucesso alcançado na edição de 2015 e reflectiu o grande dinamismo e entusiasmo da associação. Com mais de 400 inscrições, a edição de 2016 contou com o patrocínio científico da EAPCI, acreditação da EBAC e aprovação ética da EUCOMED.
Nas palavras de Eduardo Infante de Oliveira, presidente da APIC’16, “assumimos, mais uma vez, o risco de inovar” e estamos muito satisfeitos com o resultado global desta Reunião Anual da APIC.

A reunião teve início no passado dia 3 de novembro, com a realização de 5 cursos pré-congresso, organizados com o apoio dos grupos de trabalho da APIC, da Escola Nacional de Saúde Pública e dos parceiros da indústria, aos quais assistiram mais de 140 participantes.
A cerimónia de abertura do dia 4 de novembro contou com a ilustre presença e apoio institucional do Presidente Cessante da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), Prof. Doutor Fausto Pinto, do Presidente da Associação Europeia de Cirurgia Cardiotorácica (EACTS), Prof. Doutor Miguel Sousa Uva, do Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), Dr. Miguel Mendes, e representantes da Sociedade Italiana de Cardiologia de Intervenção (GISE), Dr. Ferdinando Varbella, e da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia de Intervenção (SBHCI), Dr. Roberto Botelho.
Ao longo do dia foram várias as sessões que despertaram o interesse dos participantes, de entre as quais não podemos deixar de destacar a sessão “Centros de excelência e redes europeias. Como preparar o futuro?”, que contou com a presença do Dr. Alexandre Diniz, Diretor do Departamento de Qualidade e saúde da DGS; e a sessão “Inovação em Cardiologia de Intervenção”, com a presença dos convidados internacionais Danny Dvir, Ferdinando Varbella e Roberto Botelho; e a sessão “Válvulas Aórticas Percutâneas” com a presença dos palestrantes internacionais Danny Dvir e Giovanni Esposito. Também a sessão “Intervenção mo AVC Agudo” gerou bastante interesse entre os participantes, tendo contado com a participação dos convidados internacionais Talip Asil e Omer Goktekin.
Veja as fotos dos dois primeiros dias do evento e não perca, nos próximos dias, as noticias que publicaremos sobre as sessões dos dias 5 e 6 de novembro.

A todos os participantes, convidados e parceiros da APIC’16, o nosso muito obrigado!

  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016
  • apic2016

Curso de Gestão e Liderança em Unidades de Intervenção - Reunião Anual da APIC'16"

01-11-2016
Última oportunidade para se inscrever no Curso de Gestão e Liderança em Unidades de Intervenção.
É já dia 3 de novembro!

Consulte o programa e inscreva-se já em spc.pt/SPCmeetings

Últimas vagas para o Curso "Acesso ao Futuro, como recriar a Cardiologia de Intervenção - Reunião Anual da APIC'16"

27-10-2016
Não perca o Curso Pré-Congresso de Acessos Vasculares. As vagas já estão praticamente preenchidas.
Aprenda os truques dos acessos vasculares de grande calibre.
Leve ao limite o acesso radial. Já conhece o conceito lounge? Venha ouvir Rod Stables.

Inscreva-se em spc.pt/SPCmeetings

1ª Reunião Ibérica de Intervenção Estrutural não Valvular

16-10-2016
O 1st Iberian Meeting on Non-Valvular Structural Interventions acontece já nos próximos dias 20 e 21 de Outubro e resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular e da sua congénere espanhola, a Sección de Hemodinámica Y Cardiología Intervencionista.

Em entrevista à Live Cardiovascular, António Fiarresga, cardiologista de intervenção do Hospital de Santa Marta, que juntamente com Armando Pérez de Prado, do Hospital de Leon, Espanha, lidera a Comissão Organizadora do evento, sublinha que a reunião pretende "fomentar a partilha de experiências entre operadores e centros e divulgar as técnicas entre os médicos mais novos" estando aberta não só “a todos os que trabalham em intervenção estrutural ou têm perspectivas de aí desenvolver a sua actividade”, mas também “a especialidades como a Cirurgia Cardíaca, a Cardiologia Pediátrica ou a Cirurgia Vascular”.

Leia a entrevista completa em http://justnews.pt/artigos/1st-iberian-meeting-on-nonvalvular-structural-interventions

Para consultar o programa da reunião e saber como pode participar por favor clique aqui.

Esperamos por si!

APIC'2016 – Curso Intensivo de Intervenção Percutânea Para Cirurgiões Cardíacos

15-10-2016
Já garantiu o seu lugar no Curso Intensivo de Intervenção Percutânea para Cirurgiões Cardíacos da 7ª Reunião Anual da APIC?

As vagas são limitadas, faça já a sua inscrição: Clique aqui.

APIC'2016 – Curso Intensivo de Segurança em Radiação

13-10-2016
Não se esqueça! Encontram-se abertas as inscrições para o Curso Intensivo de Segurança em Radiação, da 7ª Reunião Anual da APIC.

Uma vez que as vagas são limitadas, aconselhamos que faça a sua inscrição o quanto antes de forma a garantir o seu lugar: Clique aqui.

APIC'2016 – Cursos Pré-Congresso – Faça já a sua inscrição!

04-10-2016
Encontram-se abertas as inscrições para os Cursos Pré-Congresso da 7ª Reunião Anual da APIC.
Os cursos decorrerão no dia 3 de novembro, das 15:00 às 19h30 e têm inscrição obrigatória.
As vagas são limitadas, faça a sua inscrição o quanto antes e garanta o seu lugar: Clique aqui.

APIC'16 - Call for Physiology Cases - Extended Submission Deadline

04-10-2016
Até ao próximo dia 7 de Outubro está ainda a tempo de enviar o seu Caso Clínico subordinado ao tema "Fisiologia coronária - Casos desafiantes com fio de pressão".
Todos os trabalhos admitidos para apresentação serão premiados com inscrição e alojamento para o primeiro autor. Adicionalmente, poderá ainda ser contemplado com a atribuição, nesta categoria, do Prémio Jovem Cardiologista de Intervenção.
Os trabalhos deverão ser enviados até dia 7 de Outubro através da plataforma eletrónica de envio de resumos. Clique aqui.

Contamos com a sua participação!

APIC'2016 - Last Call! - Já submeteu o seu trabalho?

30-09-2016
Relembramos que se encontra aberto o período de submissão de casos clínicos e resumos científicos para a 7ª Reunião Anual da APIC.
Todos os casos clínicos e resumos científicos admitidos para apresentação serão premiados com inscrição e alojamento para o primeiro autor.
Adicionalmente, teremos sessões para atribuição de Prémios Jovem Cardiologista de Intervenção.
Os trabalhos deverão ser enviados até dia 30 de Setembro através da plataforma eletrónica de envio de resumos. Clique aqui.

Contamos com a sua participação!

CTO Summit Brasil – Entrevista ao Dr. João Brum da Silveira

30-09-2016
Nos passados dias 2 e 3 de Setembro, o Dr. João Brum da Silveira, Tesoureiro da APIC, participou no evento CTO Summit, realizado em São Paulo, Brasil. Na entrevista que se segue poderá saber mais sobre este tema e sobre a participação no evento.

1. Participou recentemente no evento CTO Summit Brasil, evento realizado em São Paulo pela SBHCI (Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista). Pode por favor explicar sumariamente o que são CTOs e qual a sua relevância na cardiologia de intervenção?
As CTO’s por definição são situações em que existe uma obstrução total, isto é 100%, de uma artéria coronária, não havendo passagem de sangue para a irrigação do músculo cardíaco com mais de 3 meses de duração. São encontradas em 18-20% dos doentes que efetuam cateterismo cardíaco diagnóstico.

2. Quais considera serem os desenvolvimentos mais relevantes nesta área?
O campo das CTO’s evolui a um ritmo alucinante com o aparecimento de novos dispositivos e novas técnicas o que permite que hoje consigamos ter taxas de sucesso superiores a 90% associadas a uma muita baixa taxa de complicações, igual ás das intervenções complexas, o que é notável.

3. Qual a importância de um fórum exclusivamente dedicado a este tema?
A importância destes fóruns é o reconhecimento por parte da Cardiologia de Intervenção da necessidade de uma reflexão profunda sobre o tema e uma aprendizagem de técnicas mais diferenciadas para podermos ter a mesma taxa de sucesso que temos nas intervenções mais complexas. Por razões diversas, apenas 10% dos doentes com CTO’s são sujeitos a tratamento percutâneo. E é isso que temos de mudar, com uma aprendizagem sistematizada e partilhada com outros colegas.

4. Uma das comunicações que fez durante este evento tinha como título “CTO nomenclature and CTO toolbox”, pode falar-nos um pouco mais sobre este tema?
São dois temas numa apresentação, para mim ambos muito queridos. Temos, por um lado, a necessidade de uma nomenclatura própria; tantas são as técnicas que utilizamos que precisamos de falar a mesma linguagem. Já a Toolbox, “caixa de ferramentas”, é fundamental quando efetuamos procedimentos complexos; sem planeamento cuidado, nunca conseguiremos ter sucesso; as CTO’s são as lesões mais complexas que tratamos, pelo que necessitamos de ter tudo pronto, para o caso de termos de recorrer a algum material diferente daqueles que utilizamos no nosso dia-a-dia.

5. Outra das comunicações em destaque no evento, foi realizada pelo Dr. Daniel Weilenmann e teve como tema “How to set up a CTO program?”. Existem em Portugal programas específicos em funcionamento? Fale-nos um pouco mais sobre eles.
Não temos ainda um CTO grupo em Portugal. Porém, a APIC (Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular) tem um grupo de trabalho de CTO’s que está neste momento a debruçar-se sobre o tema.

6. De uma forma geral, qual a avaliação que faz deste evento?
O evento foi um sucesso absoluto. Houve cerca de 200 inscrições o que é notável e reflecte a importância desta área para a SBHCI. O programa foi cuidadosamente elaborado para esta fase de criação do CTO grupo e as apresentações foram de muita qualidade. O feedback que tivemos na avaliação do Curso foi muito bom.

7. A sua presença no CTO Summit Brasil surgiu de um convite feito pela SBHCI à APIC. Estão previstas mais acções de colaboração entre as duas entidades?
Sim estão previstas mais colaborações entre as nossas entidades. Por razões históricas e culturais, faz todo sentido estreitarmos as nossas parcerias. Vamos ter uma representação da SBHCI na nossa Reunião Anual de 3-6 de Novembro e já fomos convidados para o 2º CTO Summit a realizar nos dias 15 e 16 de Setembro de 2017.

Poderá consultar o programa do CTO Summit Brasil, clicando aqui

 

 

D@CL – Hospital de Santa Marta – 23 de Setembro de 2016

29-09-2016

Decorreu no passado dia 23 de Setembro a mais recente edição da iniciativa da APIC "Day at the Cath Lab" (D@CL), no Laboratório de Hemodinâmica do Hospital de Santa Marta, Centro Hospitalar de Lisboa Central.

Nesta edição, o dia foi dedicado à intervenção não coronária, incluindo tratamento percutâneo de leaks paravalvulares e de miocardiopatia hipertrófica obstrutiva.

O dia começou com as boas vindas dadas pelo Prof. Lino Patrício que lembrou a organização do primeiro “Dia no Laboratório” há uns anos atrás, no Hospital de Santa Marta. Seguiu-se uma palestra do Dr. António Fiarresga sobre os temas do D@CL. Após uma abordagem rápida da experiência prévia do centro, apresentaram-se os casos clínicos e foi discutida a abordagem a utilizar. Ainda antes de os participantes entrarem no laboratório de hemodinâmica foi possível ter uma rápida sessão de hands-on, de contacto com os diversos dispositivos de encerramento disponíveis. Posteriormente, então, foram tratados com sucesso 3 doentes: um com encerramento de leak mitral com dispositivo Occlutech® PLD por abordagem anterógrada, após punção trans-septal e criação de loop AV e com excelente resultado final e dois doentes com miocardiopatia hipertrófica obstrutiva através de ablação septal alcoólica, sem complicações agudas dos procedimentos.

À semelhança das edições anteriores este D@CL ocorreu em contexto prático, tipo hands-on, tendo sido uma excelente oportunidade de aquisição de novos conhecimentos e partilha de experiências adquiridas.

Agradecemos ao Dr. Rui Ferreira, director do Serviço de Cardiologia, ao Professor Lino Patrício, coordenador do Departamento de Hemodinâmica e ao Dr. António Fiarresga, cardiologista de intervenção no Hospital de Santa Marta e presidente do Grupo de Estudos de Intervenção Estrutural Não Valvular, a organização do evento bem como a toda a equipa Laboratório de Hemodinâmica do Hospital de Santa Marta, pela disponibilidade e pela simpatia com que receberam os intervenientes.

Sem dúvida mais uma edição de sucesso da iniciativa D@CL!

O próximo D@CL ocorrerá em Novembro, no Hospital Fernando da Fonseca, e desta vez será sobre fisiologia coronária. Em breve será enviado aos sócios da APIC um e-mail com a data definitiva, programa preliminar e links para pré-inscrição online. Esteja atento à sua caixa do correio!

 

 

Reunião Anual da APIC 2016 – Call for Abstracts - Novo deadline

22-09-2016
Relembramos que se encontra aberto o período de submissão de casos clínicos e resumos científicos para a 7ª Reunião Anual da APIC.
Todos os casos clínicos e resumos científicos admitidos para apresentação serão premiados com inscrição e alojamento para o primeiro autor.
Adicionalmente, teremos sessões para atribuição de Prémios Jovem Cardiologista de Intervenção.
Os trabalhos deverão ser enviados até dia 30 de Setembro através da plataforma eletrónica de envio de resumos. Clique aqui.

Contamos com a sua participação!

Reunião Anual da APIC 2016 – Call for Abstracts

17-09-2016
Encontra-se aberto o período de submissão de casos clínicos e resumos científicos para a 7ª Reunião Anual da APIC.
Todos os casos clínicos e resumos científicos admitidos para apresentação serão premiados com inscrição e alojamento para o primeiro autor.
Adicionalmente, teremos sessões para atribuição de Prémios Jovem Cardiologista de Intervenção.

Para saber mais e submeter o seu trabalho, consulte a plataforma eletrónica de envio de resumos. Clique aqui.

Contamos com a sua participação!

O "Day at the Cath Lab" está de volta!
D@CL - Hospital Santa Marta: intervenção não coronária (leaks e MCHO)

06-09-2016

Caro sócio(a) da APIC:

Após o Verão, o D@CL está de volta. A próxima edição ocorrerá já no próximo dia 23 de Setembro, no laboratório de Hemodinâmica do Hospital de Santa Marta, Centro Hospitalar de Lisboa Central e será um dia dedicado a intervenção não coronária, incluindo tratamento percutâneo de leaks paravalvulares e de miocardiopatia hipertrófica obstrutiva.

Os D@CL são oportunidades únicas de adquirir e/ou partilhar conhecimento e experiência com colegas dedicados a um determinado tema. Tratam-se de eventos de cariz prático, tipo hands-on, com os laboratórios de Hemodinâmica a funcionar como se de um dia normal de trabalho se tratasse.

Neste contexto, o número de inscrições é obrigatoriamente limitado, pelo que não perca tempo em efectuar a pré-inscrição online aqui, através do site da APIC ou página da APIC no Facebook.

Pode consultar o programa preliminar clicando aqui.

A Direcção da APIC

D@CL – HOSPITAL DE SANTO ANTÓNIO: CTO’s
3 perguntas a João Brum Silveira*

24-08-2016

*O Dr. João Brum Silveira é cardiologista de intervenção e exerce funções no laboratório de hemodinâmica do Hospital de Santo António, no Porto. Tem sido responsável pela implementação de um programa de tratamento de oclusões crónicas no seu laboratório, com o objectivo de tratar mais oclusões crónicas, com elevadas taxas de sucesso e em segurança. O último D@CL decorreu precisamente no Hospital de Santo António e contou com a presença do Dr. James Spratt, de Edimburgo.

- Considera que o D@CL: CTO que decorreu no passado dia 22 de Junho no Hospital de Santo António foi um sucesso?

O D@CL, que decorreu no Centro Hospitalar do Porto, Hospital de Santo António, foi um sucesso a todos os níveis.
O tema das oclusões crónicas é muito apelativo à comunidade da Cardiologia de Intervenção. Houve uma adesão em grande escala por parte dos colegas, bem como um interesse particular na discussão e participação nos casos que preparámos. Obtivemos 100% de sucesso nos 3 casos, sem complicações.

- Na sua opinião, qual a relevância das oclusões crónicas e do seu tratamento no quotidiano actual dos laboratórios de Cardiologia de Intervenção?
As oclusões crónicas são a “last frontier “ na Cardiologia de Intervenção. A verdade é que são o sub-grupo de lesões menos abordadas nos Laboratórios de Hemodinâmica. Em geral, tratamos apenas 10% de doentes com estas lesões. Os motivos são diversos.
Por conseguinte, constituem uma das principais causas para orientar o doente para Cirurgia de Revascularização do Miocárdio. Para além disso, os Cirurgiões na maioria dos casos não tratam estas lesões, o que tem um impacto prognóstico negativo para os doentes quando analisamos os ensaios de revascularização do miocárdio. Perante este cenário temos de mudar a nossa atitude e tratar cada vez mais doentes.

- Porquê a escolha do Dr. James Spratt como convidado para este D@CL?
O colega James Spratt e o grupo do Reino Unido, nomeadamente Londres e Belfast, têm sido os nossos orientadores desde que iniciámos o programa do “Hybrid Approach”. Por esse motivo, criámos uma profunda amizade e admiração pelo James, em particular, e a sua visita ao Porto foi o concretizar de um desejo por ele manifestado há muito tempo. Para nós foi um prazer enorme tê-lo connosco, uma vez que é um dos melhores operadores de oclusões crónicas, bem como um dos melhores Proctores do mundo, algo que os presentes puderam testemunhar. Para o James as oclusões crónicas não são mais do que lesões complexas, o que se verifica quando fazemos uma formação “step by step”, trabalhando com uma equipa que envolve o Laboratório e o Serviço.

O próximo D@CL ocorrerá no dia 23 de Setembro, no Hospital de Santa Marta, e o tema será “leaks para-valvulares”. Em breve será disponibilizada a possibilidade de pré-inscrição online via e-mail a todos os sócios da APIC. A pré-inscrição também poderá ser efectuada no site da APIC ou na página do Facebook.

Entrevista ao Dr. Rui Campante Teles, presidente da APIC

28-07-2016

"Um em cada 15 portugueses com mais de 80 anos sofre de estenose aórtica. A doença limita as capacidades e pode ser fatal. Está relacionada com o estreitamento da válvula que conduz o sangue ao coração. Em alguns casos o tratamento passa pelo implante de uma nova válvula", noticiou a RTP3, aquando da entrevista realizada ao Dr. Rui Campante Teles, presidente da APIC, no programa Bom Dia Portugal, no passado dia 26 de Julho.

Para ver a entrevista completa e saber mais sobre este importante tema carregue por favor no vídeo.



Última edição "Day at the Cath Lab"

05-07-2016
 

Decorreu no passado dia 22 de Junho a mais recente edição da iniciativa da APIC "Day at the Cath Lab" (D@CL).

Desta vez, o tema foi “Angioplastia de Oclusões Totais Crónicas” e decorreu no Centro Hospitalar do Porto - Hospital de Santo António, com organização do Professor Doutor Henrique Cyrne de Carvalho, coordenador da Unidade de Intervenção Cardiovascular (UNIC).

Esta edição do D@CL contou com a presença do Dr. James Spratt, de Edimburgo, especialista de renome no tratamento de oclusões totais crónicas (CTO). Foi feita uma palestra inicialmente pelo Dr. João Brum Silveira sobre a abordagem híbrida no tratamento de CTO’s, explicando as diferentes estratégias dentro dos binómios wire escalation vs dissecção-reentrada e abordagem anterógrada vs retrógrada e quais as características de cada oclusão que farão optar por uma ou outra estratégia inicial.

Após a apresentação prévia dos casos clínicos e discussão sobre a abordagem a utilizar, foram tratados, com sucesso, 3 doentes com CTO’s complexas: o primeiro caso tratado por via anterógrada, com wire escalation e utilizando a técnica de Corlino para conseguir recanalizar a CTO; o segundo caso através de dissecção e reentrada por via retrógrada e utilização da técnica reverse CART para obtenção de um loop coronário; e o terceiro caso através de dissecção e reentrada por via anterógrada utilizando a técnica de recanalização Crossboss® e Stingray®. Houve ainda espaço para discussão de ideias e de outros casos clínicos com o Dr. James Spratt. Foi, portanto, uma experiência extremamente rica em termos técnicos no tratamento de CTO’s e que, tal como nas outras edições, ocorreu em contexto prático, tipo “hands-on”, tendo sido uma excelente oportunidade de aquisição de novos conhecimentos e partilha de experiências adquiridas. Tudo isto num ambiente informal com boa disposição e camaradagem, como se de um dia de funcionamento normal do laboratório se tratasse, o que contribuiu para o enriquecimento da experiência.

No final do dia foi ainda possível acompanhar a passagem da Selecção Nacional aos oitavos de final do Euro 2016!

Agradecemos ao Professor Doutor Henrique Cyrne de Carvalho a organização do evento bem como a toda a equipa da UNIC do Hospital de Santo António pela disponibilidade para bem receber os intervenientes.

Consideramos que este evento foi um sucesso e muito útil para todos os participantes.

A data e local de realização do próximo D@CL serão anunciados em breve. Tal como para as edições prévias, os interessados em participar poderão efectuar a pré-inscrição online através de um link disponibilizado previamente, via mail, a todos os sócios da APIC.

 

 

 

Reunião anual APIC 2016 - Save The Date

16-06-2016


A reunião anual da APIC 2016 irá decorrer na Figueira da Foz, no Hotel Eurostars Plaza, de 3 a 6 de Novembro. Marque já na sua agenda e não falte ao momento mais relevante da cardiologia de intervenção nacional!

Nova edição do D@CL "Day at the Cath Lab" - 22 de junho - Porto

31-05-2016
No próximo dia 22/6 decorrerá no Hospital de Santo António, no Porto, mais um D@CL, que desta vez terá como tema a angioplastia de oclusões totais crónicas.

Neste dia, contaremos com a presença do Dr. James Spratt, de Edimburgo, e especialista de renome no tratamento destas lesões.

A iniciativa da APIC denominada "Day at the Cath Lab" ou "D@CL" pretende juntar numa sala de hemodinâmica peritos num determinado tema e cardiologistas de intervenção interessados em adquirir conhecimento nessa área. Isto decorrendo num contexto prático, tipo "hands-on", como se de um dia normal de funcionamento do laboratório se tratasse. Para referência, pode obter informações sobre os D@CL já efectuados no passado no site da APIC ou na nossa página do Facebook.

Pode consultar o programa preliminar, clicando aqui.

Com recepção aos participantes agendada para as 09h00, o final da formação acontecerá às 17h00. Recordamos que o número de participantes é limitado, sendo necessária inscrição prévia que pode ser feita aqui.

Curso STEMICARE

09-05-2016
A iniciativa Stent for Life – Não Perca Tempo. Salve uma Vida tem, como principal objetivo, facilitar o acesso dos doentes com enfarte, ao tratamento mais adequado e em tempo útil.

Este projecto tem desenvolvido várias acções de sensibilização e motivação de todos os profissionais de saúde que, dia após dia, se empenham no tratamento crítico do doente com Enfarte Agudo do Miocárdio.

No dia 23 de Abril realizou-se a primeira edição do Curso STEMICARE - uma iniciativa de formação organizada no âmbito do Stent for Life da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular - destinada a profissionais do Serviço de Urgência - Internos e especialistas de Medicina Interna, Cardiologia, Medicina Intensiva e Emergência Médica. Esta acção desenvolveu-se durante o Congresso Português de Cardiologia, em Vilamoura e teve um enorme sucesso. Outras edições deste Curso para profissionais de saúde vão ser organizadas. Esteja atento!

   

A APIC nos Açores

29-04-2016
No dia 18 de Abril o Secretário Regional da Saúde do Governo Regional dos Açores, Dr. Luís Cabral, recebeu a APIC.
Fomos acompanhados pelo Dr. Dinis Martins, diretor da Hemodinâmica e do Serviço de Cardiologia do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.
A APIC teve a oportunidade de partilhar com as entidades oficiais temas muito contemporâneos da realidade nacional e regional.
Foi feito o ponto da situação da Via Verde Coronária nos Açores, contemplando os antiagregantes plaquetarios mais recentes e o acionamento imediato da evacuação aérea para o laboratório de hemodinâmica em doentes com enfarte com supra de ST, logo que iniciada a fibrinólise, em todas as ilhas dos Açores, excepto na ilha de São Miguel onde há acesso por rotina à angioplastia primária.
Partilhámos tambem a necessidade de planear a resposta ao aumento da importância da cardiologia estrutural nos laboratórios de hemodinâmica e a disponibilidade da APIC em dar o seu contributo na Via Verde do AVC.
Finalmente sensibilizámos a tutela para a resposta dos centros com Cirurgia Cardíaca, já que os Açores não dispõem daquela especialidade.
A APIC muito agradece a extrema cordialidade com que foi recebida.

Última edição "Day at the Cath Lab" em imagens

13-04-2016
Decorreu no passado dia 7 de Março a mais recente edição da iniciativa da APIC "Day at the Cath Lab" (D@CL).

Desta vez, o tema foi “Angioplastia carotídea e via radial” e decorreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Hospital Geral, com organização do Dr. Marco Costa, coordenador da Unidade de Intervenção Cardiovascular (UNIC).

Tal como nas outras edições, foi uma excelente oportunidade para, de uma forma muito prática, num ambiente de laboratório de hemodinâmica, ter contacto próximo com esta técnica, adquirindo novos conhecimentos e/ou partilhando a experiência adquirida com outros operadores experientes.

Neste D@CL foram tratados por via radial com sucesso dois doentes com estenoses carotídeas através de implantação de stents com protecção embólica. Houve ainda uma sessão de “tips & tricks” apresentada pelo Dr Marco Costa sobre a utilização da via radial para este procedimento e uma palestra sobre “Protecção embólica” dada pelo Dr. Hilário Oliveira, cardiologista de intervenção da UNIC.

Consideramos que este evento foi um sucesso e muito útil para todos os participantes.

Agradecemos ao Dr. Marco Costa a organização do evento bem como a toda a equipa da UNIC pela forma simpática e cordial com que receberam os participantes, o que permitiu que o evento decorresse num ambiente informal e de camaradagem, facilitando a aquisição de conhecimentos.
Prevê-se que o próximo D@CL decorra no Hospital de Santo António, no Porto e seja sobre “Oclusões Totais Crónicas” no final do mês de Junho. Tal como para as edições prévias, os interessados em participar poderão efectuar a pré-inscrição online através de um link disponibilizado previamente, via mail, a todos os sócios da APIC.

   

   

   

   

   

Hot-line session no EuroPCR com presença portuguesa

09-04-2016
A colaboração entre os investigadores do registo POST-IT e os colegas franceses do registo R3F foi premiada com a presença numa hot-line session no EuroPCR!

A apresentação será feita pelo Dr. Luís Raposo, numa sessão em que serão apresentados vários outros trabalhos importantes na área da fisiologia coronária. Parabéns aos investigadores e ao Grupo de Estudos de Fisiologia Coronária da APIC por este excelente resultado!

O EuroPCR irá decorrer de 17 a 20 de Maio, em Paris.

Consulte o programa da sessão.

Nova edição do "Day at the Cath Lab" - 7 de abril - Coimbra

02-04-2016
"Angioplastia carotídea e abordagem por via radial" é o tema da próxima edição do "Day at the Cath Lab" (D@CL) e que vai ter lugar no próximo dia 7 de abril de 2016. O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - Hospital Geral, através da Unidade de Intervenção Cardiovascular, vai receber esta iniciativa formativa da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC).

O D@CL é uma oportunidade única para partilhar e adquirir experiência nos temas abordados, numa lógica hands-on com as técnicas de Cardiologia de Intervenção. Os participantes são integrados na equipa de hemodinâmica como se de um dia normal de funcionamento se tratasse.


Recorde-se que a APIC organizou já os seguintes D@CL:
- No dia 6 de Novembro de 2015, no Hospital do Espírito Santo, em Évora, com o tema "BVS meets OCT";
- No dia 3 de Dezembro de 2015, no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental - Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, com o tema "Intervenção estrutural não valvular : prevenção do AVC por encerramento do apêndice auricular e tratamento percutâneo da miocardiopatia hipertrófica".
- No dia 2 de Março de 2016, no Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, com o tema "Próteses aórticas percutâneas: one type fits all?"

O D@CL que se vai realizar em Coimbra tem recepção aos participantes agendada para as 08h30, a final da formação acontecerá às 12h30. Recordamos que o número de participantes é limitado, sendo necessária inscrição prévia que pode ser feita aqui. Consulte aqui o Programa.

Curso de Hemodinâmica e Cardiologia de Intervenção: "não há outra área da Medicina em que se evolua de uma forma tão rápida e com resultados tão palpáveis"

25-03-2016
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) organiza no próximo dia 1 de abril o "Curso de Hemodinâmica e Cardiologia de Intervenção", no Centro Hospitalar do Porto - Hospital de Santo António. João Brum da Silveira é o diretor deste curso e numa "Entrevista-SMS" dá a conhecer alguns aspetos desta iniciativa e a sua opinião sobre a importância da formação constante nesta subespecialidade de Cardiologia de Intervenção.

Quais são os objetivos deste curso?
Os objectivos do curso são a formação em Hemodinâmica e Cardiologia de Intervenção dos Internos de Cardiologia e também daqueles jovens Cardiologistas que pretendem iniciar a sua diferenciação em Cardiologia de Intervenção com a intenção de obterem o grau de subespecialista. O Internato de Cardiologia foi reformulado recentemente e contempla cinco meses de vivência no Laboratório de Hemodinâmica, com números mínimos que os internos devem ter como primeiro operador e como segundo operador.

Que aspetos do programa do curso destacaria?
Destacaria o facto do Curso se realizar no Porto. É intenção da APIC sair de Lisboa e ir ao encontro dos seus associados, tal como tem feito também com outras ações. Por outro lado, destacaria a jovialidade e elevada qualidade dos nossos Formadores, bem com a sua dispersão geográfica, que é um sinal da vitalidade da Associação.

O público-alvo do curso são sobretudo jovens médicos. A realização de iniciativas deste género é uma forma de atrair médicos para a Cardiologia de Intervenção?
Na realidade a intenção é a formação de todos, mas naturalmente também para os mais novos, para que possamos trabalhar em conjunto e tratarmos melhor os nossos doentes. O tratamento do doente cardíaco não se reduz ao gesto técnico do Laboratório de Hemodinâmica. Continua e se todos falarmos a mesma linguagem os resultados vão ser melhores a longo prazo.

Considera que na Medicina e, especificamente, na Cardiologia de Intervenção, a formação é importante para a prática clínica?
Indiscutivelmente. Não há outra área da Medicina que se evolua de uma forma tão rápida e com resultados tão palpáveis como aqueles da Cardiologia, e da Cardiologia de Intervenção em particular.
Isto obriga-nos a uma aprendizagem constante e a partilhar experiências com colegas que são peritos nas diferentes áreas. Só assim é possível atingirmos o patamar em que estamos na atualidade na Cardiologia de Intervenção, em que fazemos tudo o que os outros países fazem na nossa área.

Para mais informações sobre este curso: apic@spc.pt Inscrições online: clique aqui.
Programa definitivo: clique aqui

Curso de Hemodinâmica e Cardiologia de Intervenção - 1 de Abril, Porto

21-03-2016
Realiza-se no próximo dia 1 de abril o "Curso de Hemodinâmica e Cardiologia de Intervenção", o qual vai ter lugar no Centro Hospitalar do Porto - Hospital de Santo António. Trata-se de uma iniciativa da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), com a colaboração do Grupo de Trabalho de Jovens Cardiologistas da APIC e do Conselho dos Jovens Cardiologistas da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

O Curso deste ano será um "Módulo Básico", onde serão abordados diferentes temas da Cardiologia de Intervenção Coronária e intervenção na Cardiopatia Estrutural, com uma perspectiva eminentemente prática e interativa. Destina-se aos Médicos Internos Complementares de Cardiologia, a Jovens Cardiologistas que estejam em formação na Subespecialidade de Cardiologia de Intervenção ou que pretendam iniciar a sua formação em Cardiologia de Intervenção.

Os trabalhos terão início às 09h00 e o final está agendado para as 17h00. A direção deste curso está a cargo de João Brum da Silveira, médico do Centro Hospitalar do Porto - Hospital de Santo António e membro da Direção da APIC.

Consulte aqui o Programa do Curso. O número de participantes está limitado a 100 e é necessária inscrição prévia, que pode ser feita online aqui.

STEMICARE - Formação destinada a Profissionais do Serviço de Urgência envolvidos no tratamento do EAMcST - 23 de abril

12-03-2016
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) promove uma iniciativa inovadora na formação dos profissionais de saúde envolvidos no tratamento do Enfarte Agudo do Miocárdio. No dia 23 de Abril, no âmbito do Congresso Português de Cardiologia, vai realizar-se a primeira edição do STEMICARE, formação que tem como objetivo contribuir para melhorar a abordagem intra-hospitalar que é feita aos doentes.

A batalha da redução do tempo total de isquemia só pode ser ganha pela sensibilização e motivação de todos os profissionais envolvidos no tratamento do doente com Enfarte Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento ST (EAMcST). Para isso é essencial a formação e atualização profissional nesta área.
Para ir ao encontro dessa necessidade, no âmbito da iniciativa Stent for Life, projeto promovido pela APIC, foi criado o STEMICARE. Trata-se de um projeto de formação organizado destinado a profissionais do Serviço de Urgência (Internos e Especialistas de Medicina interna, Medicina intensiva e Emergência médica).
O STEMICARE tem como principal objetivo rever a abordagem intra-hospitalar precoce do EAMcST, de uma forma prática, atual e adaptada à realidade nacional. Os principais temas abordados nas sessões teóricas incluem: diagnóstico e abordagem inicial das síndromes coronárias agudas, seleção da estratégia de reperfusão miocárdica, rede de referenciação regional, terapêutica antitrombótica, prevenção e tratamento das principais complicações (arritmias cardíacas e choque cardiogénico), em alternância com a discussão interativa de casos clínicos em pequenos grupos de formandos.

A primeira edição deste Curso vai realizar-se como Curso pré-congresso do Congresso Português de Cardiologia 2016, no próximo dia 23 de Abril, no Algarve. O número de participantes é limitado e é necessária inscrição prévia.

Pode aceder ao Programa do Curso aqui.
Pode fazer a Inscrição no Curso aqui.

Programa "Diga Doutor" abordou temas da cardiologia de intervenção

11-03-2016
O programa "Diga Doutor", emitido aos sábados na RTP1, pretende aumentar o conhecimento da população sobre as mais variadas questões médicas, anunciando na sua sinopse que "se estamos mais informados, ficamos mais preparados para cuidar do nosso bem estar". Apresentado pelo médico de clínica geral João Ramos, o programa tem também espaço do esclarecimento de dúvidas dos telespetadores sobre doenças, bons hábitos e qualidade de vida, formas de prevenção e tratamentos.

A edição do "Diga Doutor" do passado dia 5 de março, abordou várias temáticas da cardiologia: doença coronária aguda, enfarte agudo do miocárdio e cirurgias cardíacas. Hélder Pereira, diretor do serviço de cardiologia do Hospital Garcia de Orta , foi o convidado deste programa onde se destacou, entre outros temas, a importância da cardiologia de intervenção.

Sendo um programa destinado a um público alargado e indiferenciado, os temas foram naturalmente abordados da forma o mais simples possível, podendo inclusivamente ser útil a sua partilha junto dos seus doentes, amigos e conhecidos.

Pode ver este programa aqui.

Reportagem do Correio da Manhã abordou o Enfarte Agudo do Miocárdio

11-03-2016
"Enfarte - Sequelas revertidas com cuidados rápidos" é o título da reportagem feita pelo Correio da Manhã, no passado dia 5 de março. Este trabalho aborda o Enfarte Agudo do Miocárdio, onde a rapidez da intervenção cardiovascular, a aplicação do stent e o uso correto do número Europeu de emergência - 112 são temas de analisados.

Poderá ainda ficar a conhecer o caso de uma vítima de Enfarte que na primeira pessoa conta o seu caso: "achava que era uma má disposição e cheguei a beber uma garrafa de água com gás". Um exemplo elucidativo do desconhecimento, ainda generalizado junto da população, sobre os sinais e sintomas de enfarte e da melhor forma de agir.

Veja aqui esta reportagem.

Presidente da APIC em entrevista à LIVE Cardiovascular: "Tudo o que fazemos tem como objetivo principal tratar e ajudar os doentes"

01-03-2016
A mais recente edição da revista LIVE Cardiovascular, publicada no passado dia 24 de fevereiro de 2016, dá a conhecer uma entrevista de fundo com o presidente da Direção da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC). Nesta entrevista Rui Campante Teles dá conta que a APIC tem em desenvolvimento "um programa multifacetado e muito ambicioso, no sentido de concretizarmos vários projetos que têm estado a ser desenvolvidos, ao longo dos anos, na comunidade da Cardiologia de Intervenção".

Na entrevista é feita uma panorâmica dos vários projetos que têm sido desenvolvidos pela APIC, desde o Encontro Anual da Associação, o Day at the Cath Lab e a Women's Initiatives, entre outras. O programa do mandato iniciado em abril de 2015 é "multifacetado e muito ambicioso", diz Rui Campante Teles. Leia aqui esta entrevista.

Programa "Diga Doutor" da RTP aborda o Enfarte Agudo do Miocárdio

01-03-2016
O programa "Diga Doutor", do canal televisivo RTP 1, vai abordar a temática da doença coronária aguda, do enfarte e das cirurgias cardíacas. O médico cardiologista e coordenador da iniciativa "Stent for Life" em Portugal, Hélder Pereira, é um dos participantes neste programa.

O programa será emitido no próximo sábado, dia 5 de março, às 12h15m. Recordamos que o "Stent for Life" em Portugal é uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC).

Nova edição do D@CL: "Próteses aórticas percutâneas: one type fits all?"

23-02-2016
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) organiza no próximo dia 2 de Março um novo “Day at the Cath Lab” (D@CL). A terceira edição desta iniciativa vai ter lugar no Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria.

"Próteses aórticas percutâneas: one type fits all?". É este o tema de uma nova edição do D@CL, iniciativa da APIC que nas duas primeiras edições foi bastante elogiada pelos participantes.

Trata-se de uma oportunidade única de partilhar e adquirir experiência nos temas abordados, não sendo frequentes as oportunidades de estar em tanta proximidade com as técnicas de Cardiologia de Intervenção. O D@CL decorre numa lógica em que os participantes são integrados na equipa de hemodinâmica como se de um dia normal de funcionamento se tratasse, ou seja, uma formação do tipo hands-on.

A sessão que vai decorrer no próximo dia 2 de Março, no laboratório de hemodinâmica do Centro Hospitalar Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria, tem início agendado para as 9 horas e terminará às 16 horas. Vasco da Gama Ribeiro, Pedro Canas da Silva e Lino Patrício, reputados cardiologistas de intervenção, vão ter a seu cargo os três painéis do encontro, cada um incluindo a discussão de aspetos técnicos e a análise de um caso clínico. Pode consultar aqui o Programa.

Recorde-se que decorreram já os seguintes D@CL:
- No dia 6 de Novembro de 2015, no Hospital do Espírito Santo, em Évora, com o tema "BVS meets OCT";
- No dia 3 de Dezembro de 2015, no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental - Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, com o tema "Intervenção estrutural não valvular : prevenção do AVC por encerramento do apêndice auricular e tratamento percutâneo da miocardiopatia hipertrófica".

O D@CL é um evento com vagas limitadas, sugerindo-se aos interessados em participar que se pré-inscrevam online através do seguinte link: http://doodle.com/poll/zppkzxivtn29b4cv

Tomada de Posição por Consenso da Cardiologia de Intervenção Nacional sobre a Intervenção Endovascular Aguda

10-02-2016
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) torna pública uma "Tomada de Posição por Consenso da Cardiologia de Intervenção Nacional sobre a Intervenção Endovascular Aguda na Via Verde do AVC”. Esta é uma temática que constitui um significativo problema de saúde pública, dadas as evidentes assimetrias na resposta a doentes cuja patologia predominante subjacente é a doença ateroesclerótica e aterotrombótica aguda.

Tal como sucedeu com o Enfarte Agudo do Miocárdio, depara-se agora a tarefa de fazer chegar esta terapêutica atempadamente e ao maior número de doentes com Acidente Vascular Ceebral com indicações para intervenção em agudo. Neste sentido a APIC relançou a reflexão sobre esta temática na sua reunião anual em Novembro de 2015 e desde então tem vindo a trabalhar este documento, o qual se considera particularmente oportuno.

A APIC está disponível para, caso a caso, ajudar a desenvolver programas realistas que coloquem Portugal ao nível das exigências da evidência atual, em equipas multidisciplinares que integrem a neurologia, a medicina interna, a neurorradiologia e também, certamente, a cardiologia. Sempre com o objetivo final de disponibilizar aos doentes as capacidades – estruturais e de recursos humanos – que a cardiologia de intervenção tem sido capaz de desenvolver ao longo dos últimos anos.

Leia aqui a "Tomada de Posição por Consenso da Cardiologia de Intervenção Nacional sobre a Intervenção Endovascular Aguda na Via Verde do AVC": download

"Doença Valvular – Desafios Percutâneos" - 5ª Reunião do Grupo VaP-APIC

14-01-2016
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) promove no próximo dia 5 de fevereiro a 5.ª Reunião do Grupo Vap-APIC. O tema desta reunião científica é "Doença Valvular – Desafios Percutâneos". A inscrição pode ser feita por email (congress@meetingpoint.pt) e não tem custos.

"Registo Português de Válvulas Aórticas Percutâneas: 30 days safety", "Sedo-analgesia: avaliação e protocolo anestésico", "Reabilitação: Antes e Depois" e "Reabilitação: Antes e Depois" são alguns dos temas em análise no decurso desta reunião. Pode consultar aqui o Programa.

A abertura dos trabalhos está agendada para as 08h30m, terminando os trabalhos às 17h45. A 5ª Reunião do Grupo VaP-APIC vai ter lugar em Óbidos (e não em Torres Vedras, como anteriormente previsto).

folheto de apresentação

5ª Reunião do Grupo VaP-APIC – 5 de fevereiro

08-01-2016
Realiza-se no próximo dia 5 de fevereiro a 5.ª Reunião do Grupo VaP-APIC, organizado por um dos grupos de trabalho no âmbito da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC). O responsável por este grupo de trabalho, José Alberto Rodrigues, dá aqui a conhecer alguns aspetos deste evento técnico-científico.
A reunião vai ter lugar no Praia D'El-Rey, Óbidos. Em breve a APIC dará a conhecer o Programa do evento.

Que aspetos destacaria do Programa da 5ª Reunião do Grupo VaP-APIC?
Em primeiro, a presença de distintos convidados estrangeiros, reconhecidos líderes nesta área. Outro ponto forte que destaco é a interdisciplinaridade – a conjugação de saberes e experiências de várias especialidades para o melhor tratamento dos doentes.

O que podem esperar os participantes nesta Reunião?
Intervenções sobre o estado da arte relativamente à intervenção percutânea valvular. Discussões vivas e interativas sobre casos didáticos. A procura constante da melhor abordagem para o tratamento destes doentes – caracteristicamente difíceis e complexos.

Qual é a mais-valia de uma iniciativa deste género para a cardiologia de intervenção?
O convívio e a partilha de conhecimentos e experiências dos vários centros nacionais. Um olhar para o futuro e para as novidades que a evolução constante nesta área proporciona.

Programa da reunião

Jornal de Notícias acompanhou o trabalho da sala de hemodinâmica do Hospital de Santo António

18-12-2015
"Tempo é músculo. Tempo é vida. Na sala de hemodinâmica do Hospital de Santo António, no Porto, trabalha-se contra o tempo para salvar mais um coração, esse músculo que comanda a vida".

Assim começa a reportagem que o Jornal de Notícias realizou com a cardiologia de intervenção do referido Hospital, dando a conhecer o trabalho que aí se realiza. Esta reportagem dá especial enfoque ao tratamento do Enfarte Agudo do Miocárdio, recordando que 63% dos doentes que sofrem um enfarte não chamam o INEM.

João Brum da Silveira, cardiologista de intervenção e membro da Direção da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular, deixa o alerta aos leitores: "Não dá para pedir à mulher para fazer uma massagem ou tomar um chazinho a ver se a dor passa". O importante mesmo é não desvalorizar os sinais e sintomas e ligar 112.

Leia aqui esta reportagem

Newsletter Científica

Newsletter nº1 do RNCI - Julho / Dezembro 2012 disponível: clique aqui. Inscreva-se e receba periodicamente novidades da APIC.


Próximas Reuniões


6 de Maio de 2017
STEMICARE

Fátima
Programa
Já pode inscrever-se


26 de Maio de 2017
Curso de Hemodinâmica e Cardiologia de Intervenção Avançado

Casa do Coração, Lisboa
Já pode inscrever-se


16 a 19 de Novembro de 2017
Reunião Anual da APIC 2017

(local a anunciar)


            mais informações e outras reuniões



Stent For Life    www.stentforlife.pt
www.stentforlife.com

A iniciativa Stent for Life foi lançada pela coligação da European Association of Percutaneous Cardiovascular Interventions (EAPCI) e do EuroPCR, em 2009, no Congresso Europeu de Cardiologia. Trata-se de uma plataforma de cardiologistas de intervenção, representantes dos governos, parceiros da indústria de cateteres e farmacêuticas, grupos e associações de doentes, com vista a assegurarem, atempadamente e à grande maioria dos doentes, a melhor terapêutica actual para o enfarte agudo do miocárdio com supradesnivelamento de ST: a angioplastia primária (P-PCI)...    continuar a ler

YouTube Visite o canal StentForLife no Youtube

Facebook Siga esta iniciativa no Facebook


NÃO PERCA TEMPO, SALVE UMA VIDA
O Enfarte Não Pode Esperar


A iniciativa Stent for Life preparou uma nova campanha para ajudar a sensibilizar a população portuguesa para os sinais de um enfarte e a importância de agir rapidamente. Saber mais

Veja o vídeo da campanha:
Play