Prevenção

Perguntas Frequentes

QUAIS SÃO AS CAUSAS MAIS COMUNS DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES?

Muitos fatores de risco podem ser enumerados como precedentes das Doenças Cardiovasculares (DCVs).
Alguns indivíduos nascem com predisposição genética para o desenvolvimento de patologias cardiovasculares. No entanto, a maioria da população desenvolve Doenças Cardiovasculares devido a uma combinação de fatores de risco, tais como: dieta pouco saudável, falta de exercício físico, hábitos de tabagismo, Hipertensão Arterial, Colesterol Elevado, Diabetes Mellitus, entre outros. Quanto maior o número e a gravidade dos fatores de risco acumulados, maior o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

O QUE É O COLESTEROL??

O Colesterol é uma substância que integra as membranas celulares, e é utilizado na composição de várias hormonas essenciais. O Colesterol é produzido no fígado sendo, também, absorvido a partir da gordura animal ingerida na dieta do indivíduo.
Esta molécula é transportada por lipoproteínas (moléculas que transportam gorduras), de que se salientam:

Lipoproteínas de Baixa Densidade (Low Density Lipoproteins – LDL)
Lipoproteínas de Alta Densidade (High Density Lipoproteins – HDL)

Em situação de concentrações elevadas de LDL, o colesterol começa a depositar-se na parede das artérias, formando placas que podem evoluir, bloqueando progressivamente o fluxo sanguíneo ou causando enfarte do miocárdio ou AVC quando sofrem uma rotura.

O QUE SÃO OS TRIGLICÉRIDOS??

Triglicéridos são outro tipo de lípidos (gorduras) que circulam na corrente sanguínea em lipoproteínas, e estão associados à energia muscular. Níveis elevados de Triglicéridos induzem uma redução dos níveis de Colesterol HDL e aumentam o risco de Doença Cardiovascular. Em casos mais raros, valores muito expressivos podem causar Pancreatite.