Notícias Recentes

REPENSAR A SAÚDE CARDIOVASCULAR DOS PORTUGUESES

Decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, no passado dia 13 de dezembro, a conferência “Repensar o Futuro da Saúde Cardiovascular em Portugal”. Esta iniciativa, organizada pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia, propôs-se a inaugurar um debate nacional sobre o futuro da saúde cardiovascular dos portugueses, tendo como objetivo central a redução das mortes por doenças do aparelho circulatório, abrindo portas a uma nova etapa na cardiologia nacional.

Aqui partilhamos os resultados desta reunião, para que todos possamos estar unidos e a par das principais mensagens e conclusões desta sessão pioneira!

BROCHURA CONFERÊNCIA SPC

REPORTAGEM DIÁRIO DE NOTÍCIAS.

REPORTAGEM Newsfarma.



MORTE SÚBITA E SUPORTE BÁSICO DE VIDA


“Os episódios de morte súbita são frequentes, muito mais do que imaginamos.
1 em cada 5 mortes por doença cardiovascular ocorre por morte súbita.
E num episódio de morte súbita o tempo que temos para atuar é muito pouco. Por isso é importante que todos nós estejamos preparados para lidar com este tipo de situações." José Ferreira Santos, Secretário Geral da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, em entrevista na Edição da Manhã da SIC Notícias onde foi convidado a falar sobre morte súbita e suporte básico de vida.

Mensagem da Academia Cardiovascular

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia reconhece que a educação é um componente crítico para a promoção da Saúde Cardiovascular, tendo elegido esta área como uma prioridade na sua intervenção.
A Academia Cardiovascular da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) tem como missão promover a formação continua de profissionais, médicos e não-médicos, envolvidos na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças cardiovasculares.

Continuar a ler

50 ANOS DO PRIMEIRO TRANSPLANTE CARDÍACO


A Sociedade Portuguesa de Cardiologia assinala uma das mais importantes datas da cardiologia internacional: o 50º aniversário do primeiro transplante cardíaco no mundo.

(Continuar a Ler).

Mensagem do Presidente

PROGRAMA NACIONAL PARA A DOENÇAS CÉREBRO-CARDIOVASCULARES


Das metas que constam no Programa, a redução da taxa de mortalidade antes dos 70 anos de idade por doença do cérebro e do coração, prevenção da mortalidade prematura, criação de programas de Reabilitação Cardíaca, e a diminuição do número de doentes com Insuficiência Cardíaca são algumas das trajetórias que deixam a cardiologia nacional ciente de que o caminho continua a ser feito.
(continuar a ler).

Pode consultar o programa no site da DGS.

II CONGRESSO DA FEDERAÇÃO DAS SOCIEDADES DE CARDIOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA (FSCLP)

No decurso do 72.º Congresso Brasileiro teve lugar o II Congresso da Federação das Sociedades de Cardiologia de Língua Portuguesa (FSCLP), que contou com participantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.
Um dos pontos em destaque do congresso da FSCLP foi o lançamento das Diretrizes em Hipertensão Arterial para Cuidados Primários nos Países de Língua Portuguesa

continuar a ler

Press Kit

Este é o Press-Kit da Sociedade Portuguesa de Cardiologia. Uma ferramenta criada para a imprensa, que regularmente comunica temas relacionados com a Saúde Cardiovascular.