Notícias Recentes

A SOCIEDADE PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA PRESTA A SUA HOMENAGEM

Obrigado a todos os heróis que lutam pelas vidas das vítimas destes Incêndios.
O nosso coração está com todos vós.

ORDEM DOS MÉDICOS E SPC REAGEM A ENTREVISTA DO DR. MANUEL PINTO COELHO

No passado dia 13 de maio, o Jornal Expresso publicou uma entrevista ao Dr. Manuel Pinto Coelho onde são defendidos pontos de vista que colocam em causa a saúde pública.

Veja aqui qual é o posicionamento da Sociedade Portuguesa de Cardiologia sobre este tema.

LEI DO TABACO
SPC une-se a outras Sociedade Científicas em Carta Aberta à Assembleia da República

SPC une-se a outras Sociedade Científicas em Carta Aberta à Assembleia da República

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia une-se às Sociedades Portuguesas de Pneumologia, Pneumologia Pediátrica e Oncologia e apresentam carta aberta à Assembleia da República!

É importante que se cumpra o disposto na Convenção-Quadro para o Controlo do Tabaco (CQCT), que Portugal retificou há uma década, bem como a transposição completa da Diretiva Europeia dos Produtos de Tabaco 2014/40/EU e a adoção das recomendações da OMS que estão presentes nos objetivos do Plano Nacional de Saúde! Esta é a mensagem que une as quatro Sociedades Médicas e Científicas na luta por uma saúde mais inclusiva!

Leia a Carta Aberta aqui.

STENT FOR LIFE
Iniciativa implementada em Portugal pela APIC acompanhou os Peregrinos na sua jornada

Iniciativa implementada em Portugal pela APIC acompanhou os Peregrinos na sua jornada


Num país onde cerca de 4 mil pessoas morrem, anualmente, vítimas de enfarte agudo do miocárdio, o Stent for Life, uma iniciativa Europeia na área da Saúde Cardiovascular, implementada em Portugal pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), promove uma campanha que visa informar os Portugueses sobre o que fazer perante sinais de Enfarte Agudo do Miocárdio.

(continuar a ler)

DEMOCRATIZAR, DINAMIZAR E MODERNIZAR
Sociedade Portuguesa de Cardiologia Revê os Seus Estatutos

Sociedade Portuguesa de Cardiologia Revê os Seus Estatutos


A Sociedade Portuguesa de Cardiologia fez uma revisão dos seus estatutos e para garantir
um futuro mais democrático, participativo e mais adaptado à sociedade civil de hoje.

“Ambicionamos, com esta mudança, uma maior participação de todos os sócios, de forma que
sintam que a Sociedade é de todos, que as decisões e o destino possam ser definidos de um modo
mais democrático e participativo”, sublinha o Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Dr. Miguel Mendes.

As alterações propostas foram registadas em notário e entraram em vigor a partir do dia 12 de outubro de 2016.

(continuar a ler)

Consulte os novos estatutos aqui.

REVISTA PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA
Aumenta significativamente o seu impacto a nível mundial

Aumenta significativamente o seu impacto a nível mundial


No relatório de 2014 o IF da Revista Portuguesa de Cardiologia era de 0,454. Atualmente, o relatório publicado este mês, referente a 2015, aponta para um valor de 0,873, significando que houve um crescimento de 0,419 pontos.

(continuar a ler)


Encontra-se online o número de Abril de 2017, da Revista Portuguesa de Cardiologia.
Aceda aqui!



Como previamente divulgado a todos os associados o Sr. Prof. Doutor Fausto Pinto concluiu as suas funções no cargo de Editor Principal da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC) tendo sido substituído pelo Sr. Prof Doutor Lino Gonçalves, após processo de candidatura pública e selecção por Júri indigitado pela actual direcção da SPC.
A Direcção da SPC decidiu, em concordância com o Prof. Lino Goncalves, reformular o Regulamento da RPC podendo este ser consultado aqui.

Conselho Português para a Prática da Cardiologia
O FORUM DA CARDIOLOGIA CLÍNICA

O FORUM DA CARDIOLOGIA CLÍNICA


A cardiologia clínica constitui a actividade central do exercício da cardiologia.
Os cardiologistas portugueses desenvolvem uma parte importante da sua actividade clínica fora dos hospitais públicos, em consultórios, clínicas e hospitais privados, constituindo a sua actividade um suporte fundamental, do que se pretende seja um Sistema Nacional de Saúde moderno.
Esta actividade tem particularidades e problemas específicos que necessitam de ser abordados. O Conselho Português para a Prática da Cardiologia (CPPC) é o fórum da cardiologia clínica, um espaço para a identificação, debate e formulação de respostas, às necessidades da formação contínua e da interacção da Clínica Privada com o Serviço Nacional de Saúde.

Leia o texto na íntegra

Descubra a última newsletter.

Visite o microsite do CPPC.

Inscreva-se! Contamos com a sua adesão e participação activa.

FÓRUM DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA
Pela promoção da Ciência Nacional

Pela promoção da Ciência Nacional



A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) reuniu para um debate sobre a Investigação Clínica em Portugal, a Direção-Geral da Saúde, a Ordem dos Médicos, a Academia Nacional de Medicina, a Comissão de Ética para Investigação Clínica e a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), realizando assim o Fórum da Investigação Clínica.

(continuar a ler)

AMERICAN COLLEGE OF CARDIOLOGY
Portugal é o novo Chapter Internacional

Portugal é o novo Chapter Internacional


“O American College of Cardiology (ACC) tem o prazer de anunciar que o Chapter Português da ACC foi oficialmente aprovado pelo Conselho de Administração da ACC. Agradecemos à Sociedade Portuguesa de Cardiologia a vontade que demonstrou para tornar o Chapter Português uma realidade. O American College of Cardiology está extremamente entusiasmado com as oportunidades, agora existentes, para reforçar a colaboração entre as duas Sociedades de Cardiologia, no sentido de melhorar a saúde cardiovascular das diferentes populações.”

Foi com estas palavras que a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) recebeu a honrosa notícia de que a candidatura de Portugal, para constituir um Chapter internacional da ACC, fora formalmente aprovada.

(continuar a ler)

“CARDIOLOGISTS OF TOMORROW”
Cardiologia Portuguesa representada no Núcleo da Sociedade Europeia de Cardiologia

Cardiologia Portuguesa representada no Núcleo da Sociedade Europeia de Cardiologia


“Dear Portuguese Society of Cardiology, we have the great pleasure to inform you that Dr Ricardo Ladeiras Lopes has been elected to join the nucleus of the ESC Cardiologists of Tomorrow. We have been impressed by his background, enthusiasm and ideas and are convinced that he will be a great asset for our group and the initiative.”

Assim foi notificada, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, de mais uma importante conquista para a Cardiologia Portuguesa! (continuar a ler)

DOENÇAS CARDIOVASCULARES E MORTE SÚBITA
Sociedade Portuguesa de Cardiologia leva tema das Doenças Cardiovasculares e da Morte Súbita aos Media

Sociedade Portuguesa de Cardiologia leva tema das Doenças Cardiovasculares e da Morte Súbita aos Media


Em entrevista ao jornal EXPRESSO, o Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), Dr. Miguel Mendes, alertou para a importância da generalização da aprendizagem do Suporte Básico de Vida nas Escolas.

(continuar a ler)

À revista VISÃO, Dr. Miguel Mendes alertou ainda para que cerca de três mil vidas poderiam ser salvas anualmente, em Portugal, se os cidadãos estivessem aptos a prestar Suporte Básico de Vida.
(continuar a ler)

Assista à reportagem no Telejornal da RTP1, e conheça as medidas propostas pela SPC para a redução dos números de morte súbita, em Portugal. Assista à reportagem aqui

No âmbito do Dia Mundial da Saúde, o trabalho que a SPC no contexto do panorama da Morte Súbita em Portugal mereceu lugar de destaque!
Veja aqui a notícia completa aqui


A Cardiologista Maria José Loureiro, Coordenadora do Grupos de Estudos de Hipertensão Pulmonar da SPC, marcou presença no programa "Queridas Manhãs", da SIC, onde falou sobre a Hipertensão Pulmonar, uma doença fatal, progressiva e grave, que ainda é muito desconhecida. Assista a esta entrevista em aqui

Eu Amo Viver
Campanha de literacia em saúde cardiovascular da SPC foi inaugurada no Dia Mundial do Coração

Campanha de literacia em saúde cardiovascular da SPC foi inaugurada no Dia Mundial do Coração


Sociedade Portuguesa de Cardiologia comemorou o dia Mundial do Coração com o lançamento de uma plataforma online com informação sobre as Doenças Cardiovasculares, no âmbito da campanha “Eu Amo Viver”.

É o coração que toma conta da nossa vida. Mas, quem toma conta do nosso coração somos nós! Pequenas mudanças podem transformar a nossa vida. Pequenas mudanças podem dar mais e melhor tempo ao seu coração. Este é o mote da campanha de educação para a Saúde Cardiovascular, lançada simbolicamente no dia do Coração, dia 29 de setembro. (continuar a ler)

Consulte o site da campanha www.euamoviver.com

"SABES COMO ESTÁ O TEU CORAÇÃO?"
Quando estamos apaixonados é no coração que sentimos a força desse impulso. É no coração que os sonhos se instalam. É no coração que as saudades se sentem. É no coração que a vida bate todos os dias. E é também no coração que a vida acelera, abranda, começa e acaba.
No Dia dos Namorados, o melhor presente que podes dar, é aquele que não se vê: O teu coração.

Veja aqui o vídeo que a SPC preparou para si.

GRUPO DE ESTUPO DE ESTUDO DE TROMBOSE E PLAQUETAS
Jovem Investigador Português distinguido

Jovem Investigador Português distinguido


O Grupo de Estudos de Trombose e Plaquetas (GETP) premiou o Dr. Pedro Freitas, do Hospital de Santa Cruz, com o Prémio Jovem Investigador em Trombose, com o caso clínico intitulado "Development of a score to Predict Cardiovascular Mortality and Hemodynamic Deterioration in Patients with non high-risk acute Pulmonary Embolism".

(continuar a ler)

Federação das Sociedades de Cardiologia de Língua Portuguesa


A Federação das Sociedades de Cardiologia de Língua Portuguesa (FSCLP) tem uma nova casa. Conheça o novo portal das Sociedades de Cardiologia de Língua Portuguesa disponível em www.fsclp.org .

Realizou-se nos passados dias 22 e 23 de Abril o 1º Congresso da Federação das Sociedades de Cardiologia de Língua Portuguesa (FSCLP), onde a Direção da mesma transitou para a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Pode consultar o programa e intervenções apresentadas no site da Federação.

SPC Guidelines
Descarregue já a aplicação para o seu dispositivo móvel

Descarregue já a aplicação para o seu dispositivo móvel


A Sociedade Portuguesa de Cardiologia apresenta uma ferramenta para o auxiliar no dia-a-dia, que integra as Check-Lists SPC e as recomendações de bolso em português da Sociedade Europeia de Cardiologia.


Links para descarregar o aplicativo:


Sistemas Android: Clique aqui

Sistemas iOs: Clique aqui




Pode ainda fazer o download das últimas versões das Guidelines em português, em formato PDF, clicando aqui.

REGISTO NACIONAL INTEGRADO DE CIRURGIA CARDÍACA (RNICC)
Um Passo à Frente no Benchmarking da Medicina Cardiovascular em Portugal

Um Passo à Frente no Benchmarking da Medicina Cardiovascular em Portugal


A Sociedade Portuguesa de Cardiologia e a Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular (SPCCTV) assinaram, no dia 12 de julho de 2016, um acordo de cooperação com a Direção-Geral da Saúde que visa a integração e monitorização da informação disponível sobre cada candidato a cirurgia cardíaca.

(continuar a ler)

NOVAS RECOMENDAÇÕES - INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Novas Recomendações Europeias para o Diagnóstico e Tratamento de Insuficiência Cardíaca já se encontram disponíveis

Novas Recomendações Europeias para o Diagnóstico e Tratamento de Insuficiência Cardíaca já se encontram disponíveis


Sob o lema “Heart Failure: State of the Art” decorreu de 21 a 26 de maio, em Florença, Itália, o Congresso anual da Associação Europeia de Insuficiência Cardíaca, que integrou o 3º Congresso Mundial de Insuficiência Cardíaca Aguda e que contou com a presença de mais de 4 700 profissionais de saúde.

(continuar a ler)

Site heartfailurematters disponível em português


A Insuficiência cardíaca tem vindo a apresentar uma prevalência crescente na maioria dos países.
Esta condição requer uma boa educação do doente, para melhor colaboração e adesão a todas as medidas propostas. Para ajudar os técnicos de saúde na educação do doente com insuficiência cardíaca, para esclarecer os doentes e cuidadores, a ESC e a Heart Failure Association criaram o site "heartfailurematters", presentemente também em Português. Deixamos-lhe aqui o link, esperando que lhe seja útil (e aos seus colaboradores médicos, enfermeiros, técnicos):

http://www.heartfailurematters.org/pt_PT

IMPACTOS DA GESTÃO NA SAÚDE


No próximo dia 23 de junho, sexta-feira, o Palácio Nacional de Queluz serve de palco à reunião “Impactos da Gestão nos Resultados Clínicos", uma iniciativa organizada pela Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde. (continuar a ler)

PRÉMIO “MORTE SÚBITA NO DESPORTO"
FUTEBOL E SAÚDE JUNTOS PELA CARDIOLOGIA PORTUGUESA

FUTEBOL E SAÚDE JUNTOS PELA CARDIOLOGIA PORTUGUESA


Da colaboração entre a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) e a Associação artEUSÉBIOheart, foi criado um novo prémio, destinado a galardoar trabalhos científicos de investigação original, relacionados com a Morte Súbita no Desporto. (continuar a ler)

Consultar Regulamento

SOCIEDADE PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA E SINDICATO DOS JOGADORES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL
PROMOVER A PREVENÇÃO DA MORTE SÚBITA ATRAVÉS DO DESPORTO

PROMOVER A PREVENÇÃO DA MORTE SÚBITA ATRAVÉS DO DESPORTO

FUTEBOL E CARDIOLOGIA JUNTOS PELA SAÚDE CARDIOVASCULAR DOS PORTUGUESES

Decorreu, no dia 26 de maio, no Auditório do Centro de Medicina Desportiva, no Estádio Universitário, em Lisboa, a apresentação do “Projeto João Lucas – Displasia Arritmogénica e Morte Súbita no Desporto” para o qual a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) foi convidada, e que representou o lançamento de uma iniciativa do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) que visa promover a prevenção da morte súbita, no desporto.

(continuar a ler)

FORMAÇÃO EM CARDIOLOGIA
Colégio de Cardiologia da OM e Direcção da SPC

Colégio de Cardiologia da OM e Direcção da SPC


A formação na especialidade de Cardiologia reveste-se de um grau de diferenciação crescente, resultante da maior complexidade das diferentes técnicas (invasivas e não invasivas) aplicadas na prática clínica, carecendo ainda de incorporar a evolução do conhecimento e do progresso tecnológico nesta área, por forma a actualizar a resposta assistencial em todas as suas vertentes.

O presente documento destina-se a refletir a discussão e as propostas resultantes da reunião ocorrida entre a Direção da SPC e o Colégio de Cardiologia da OM em Coimbra, na Secção Regional do Centro da OM, em 17 de Julho de 2015.

(LER DOCUMENTO)

Newsletter CPPC, Abril, especial Dislipidemias
Mensagens essenciais das guidelines ESC 2016

Mensagens essenciais das guidelines ESC 2016


Esta nova edição da newsletter do CPPC conclui a série especial dedicada às Guidelines da ESC 2016, abordando as mensagens essenciais sobre Dislipidemias, sendo da autoria do Dr. João Pereira Coutinho.

newsletter CPPC nº 9

Não perca também as edições anteriores:
Fibrilhação Auricular, por Graça Ferreira da Silva
Prevenção da Doença Cardiovascular, por Carlos Catarino
Insuficiência Cardíaca, por João Vasconcelos
Cardio-Oncologia, por Margarida Leal

REVISTA FACTORES DE RISCO
N.º 42: PREVENÇÃO: Caminhos para o futuro - Vol.1

N.º 42: PREVENÇÃO: Caminhos para o futuro - Vol.1


Inicia-se um novo ciclo na Revista Factores de Risco que tem como objectivos apoiar a formação e a investigação, fomentar a cooperação interdisciplinar e criar pontes entre médicos, profissionais de saúde e instituições que se dedicam à promoção da saúde cardiovascular.

Numa conjuntura de grandes mudanças, desenvolve-se no sentido de responder a novos desafios e oportunidades. Com um renovado design gráfico e uma aposta clara no formato digital, a sua maior segurança será a flexibilidade e a predisposição para fazer diferente.


Aceda aqui ao 12.º número deste novo ciclo, com o tema: PREVENÇÃO: Caminhos para o futuro - Vol.1

Saiba mais sobre esta Revista. Aceda aos números anteriores!


Décimo aniversário da Revista Factores de Risco reúne 180 convidados no Museu da Eletricidade em Lisboa, no dia 18 de janeiro. (continuar a ler)

MARATONA DA SAÚDE
SPC abraça o projeto pela Saúde Cardiovascular dos Portugueses

SPC abraça o projeto pela Saúde Cardiovascular dos Portugueses


A Sociedade Portuguesa de Cardiologia aceita o convite da Associação “Maratona da Saúde” para integrar o leque de parceiros institucionais da 4ª Edição do projeto dedicado, este ano, às Doenças Cardiovasculares.

(continuar a ler)

A convite deste projeto, o Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Prof. Nuno Bettencourt, esteve presente no programa "A Praça" da RTP onde reviu o papel da investigação nos avanços da Medicina Cardiovascular.
Assista à entrevista completa aqui.


A Secretária-Geral da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Dra. Regina Ribeiras, e o Enfermeiro Miguel Ângelo, do Hospital de Santa Cruz, estiveram presentes no programa "Agora Nós", da RTP1, no contexto da cooperação com o projeto "Maratona da Saúde". Esta participação reforçou a mensagem que a Sociedade Portuguesa de Cardiologia tem deixado sobre a importância de todos estarmos aptos a praticar Suporte Básico de Vida.
Entrevista completa aqui.


Apesar de se verificar uma diminuição da mortalidade associada às Doenças Cardiovasculares, em grande parte graças aos avanços científicos que temos testemunhado, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia alerta para o aumento do risco destas doenças, muito associado ao crescimento da prevalência dos vários fatores de risco. Esta foi a mensagem deixada pelo Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Dr. Miguel Mendes, em entrevista à RDP no âmbito da colaboração com a Associação Maratona da Saúde. Oiça a emissão completa
aqui.


O Prof. Mário Oliveira, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e Presidente do Congresso Português de Cardiologia 2017, participou no programa “Dias do Futuro” da Antena 1, onde relembrou o papel crucial que os profissionais de Medicina Geral e Familiar têm no diagnóstico e referenciação dos doentes cardiovasculares. Emissão disponível aqui.


A rúbrica Maratona da Saúde, da Antena 1, recebeu a Prof. Dulce Brito, que partilhou dados sobre a patologia representada pelo Grupo de Estudos onde é Vogal, o Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia. Oiça esta conversa aqui.

Pode ver aqui a participação da SPC no evento da Maratona da Saúde, que decorreu no dia 7 de abril.

Reveja aqui a participação do Dr. Miguel Mendes (aos 12 minutos), no programa "Agora Nós", no dia 11 de abril, onde alertou para a necessidade de nos responsabilizarmos pelo dever de cidadania que aprender suporte básico de vida é.

ASSOCIAÇÃO DE APOIO A DOENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA


Ao quinto dia do mês de maio de 2017, simbolicamente, assinalando o Dia da Insuficiência Cardíaca, um grupo de doentes com esta doença fundou a Associação de Apoio a Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC). (continuar a ler)

“NÃO PERCA TEMPO. SALVE UMA VIDA – o enfarte não pode esperar”
José Carlos Malato dá o mote à campanha

José Carlos Malato dá o mote à campanha

O dia 14 de Fevereiro marca o Dia Nacional do Doente Coronário.

Para assinalar esta data, a iniciativa Stent For Life voltou a sensibilizar a população para os sinais e sintomas de enfarte do miocárdio e para as razões de se pedir ajuda rapidamente, através da Campanha “NÃO PERCA TEMPO. SALVE UMA VIDA – o enfarte não pode esperar”, que se irá prolongar durante os próximos meses.

Dor no peito, por vezes com irradiação ao braço esquerdo, costas e pescoço, que pode ser acompanhada por suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade são os principais sintomas de enfarte do miocárdio.

Esta Campanha, à semelhança de anos anteriores, irá ser divulgada através de pequenos vídeos, contando com o testemunho de várias pessoas a alertar para a necessidade de se ligar rapidamente o Número Europeu de Emergência. José Carlos Malato, figura pública que teve um enfarte aos 49 anos, dá o mote à campanha e é um dos embaixadores deste projeto.

Veja mais em https://www.youtube.com/watch?v=viZKOS8KaG0

O HEART TEAM NA HIPERTENSÃO PULMONAR
Reunião Anual do Grupo de Estudo de Hipertensão Pulmonar

Reunião Anual do Grupo de Estudo de Hipertensão Pulmonar


“O futuro da hipertensão pulmonar passa pela investigação e pelo desenvolvimento de novas opções e modalidades terapêuticas. Enquanto a investigação biomédica não produzir novas opções terapêuticas, o presente e o futuro próximo, exigem que utilizemos, da forma mais eficaz e eficiente, as alternativas terapêuticas atualmente disponíveis, seguindo criteriosa e rigorosamente as orientações clínicas internacionais baseadas na evidência.” Estas foram as palavras da coordenadora do Grupo de Estudo de Hipertensão Pulmonar (GEHP), da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), Dra. Maria José Loureiro, quando questionada sobre o futuro do tratamento da Hipertensão Pulmonar (HTP).

(continuar a ler)

CURSO DE REVISÃO E ATUALIZAÇÃO EM MEDICINA CARDIOVASCULAR
Por uma melhor Medicina Cardiovascular em Portugal

Por uma melhor Medicina Cardiovascular em Portugal



O Curso de Revisão e Atualização em Medicina Cardiovascular, da Escola de Formação Pós-Graduada da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, reuniu um total de 238 participantes, de 12 a 14 de janeiro, em Lisboa.


(continuar a ler)

A CASA DO CORAÇÃO ESTÁ (AINDA MAIS) PROTEGIDA


O edifício onde se encontra a sede da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), em Lisboa, tornou-se, um edifício cardioprotegido a 17 de março, graças a uma iniciativa desta Sociedade Científica. O edifício da sede da delegação de Coimbra também já é cardioprotegido e o da sede do Porto, em breve, o seguirá.

(continuar a ler)

SPC RECEBE ENTIDADES CREDENCIADAS NA FORMAÇÃO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA
Juntas pela Educação em Suporte Básico de Vida nas Escolas

Juntas pela Educação em Suporte Básico de Vida nas Escolas


No dia 11 de novembro, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) recebeu na Casa do Coração, em Lisboa, 26 entidades que, unidas, pretendem estimular a criação de um Plano Nacional de Formação em Suporte Básico de Vida.

No contexto do protocolo celebrado no dia 14 de setembro de 2016, entre o Instituto Nacional
de Emergência Médica (INEM) e o Ministério da Educação, que visa a implementação do
ensino de Suporte Básico de Vida (SBV) nas escolas, a SPC reuniu-se com as entidades
oficiais mais representativas, associações e escolas de formação envolvidas nesta causa,
de modo a avaliar e debater novas estratégias que possam alavancar a implementação desta
medida. (continuar a ler)

A 2ª Reunião com Entidades Formadoras em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhador Automático Externo decorreu no dia 10 de fevereiro de 2017, na Casa do Coração da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, com o intuito de promover a discussão e definição de consensos sobre como melhorar a prestação de cuidados básicos em situações de emergência médica. Esta reunião contou com a presença da Dra. Teresa Pinto, Diretora do Departamento de Formação do INEM, que afirmou que “cada pessoa que sabe fazer SBV é um parceiro do INEM. Está lá para ajudar e é o nosso braço mais próximo”. (continuar a ler)

CARDIOLOGIA PORTUGUESA
Prof. Lino Gonçalves nomeado ESC Council on Standards of Education and Accreditation

Prof. Lino Gonçalves nomeado ESC Council on Standards of Education and Accreditation



O Prof. Dr. Lino Gonçalves, médico cardiologista, Diretor do Serviço de Cardiologia Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (HG CHUC) e Editor principal da Revista Portuguesa de Cardiologia, foi nomeado Presidente do Comité de Acreditação e Certificação da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC Council on Standards of Education and Accreditation).

(continuar a ler)

Exame Europeu de Cardiologia - 2017

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia está empenhada em prosseguir o seu apoio e envolvimento neste projeto e convida os internos de cardiologia em formação (principalmente do 4º ou 5º anos de formação) a participar neste exame.

Vamos agora iniciar o recenseamento/inscrições para a edição de 2017, a realizar no mês de Junho (data certa a anunciar brevemente).
O prazo limite para as inscrições é 9 de Dezembro/2016.


"About the Exam"

Boletim de inscrição

Informações

BOLSA ÁFRICA LUSÓFONA
Bolsas de Formação da Sociedade Portuguesa de Cardiologia

Bolsas de Formação da Sociedade Portuguesa de Cardiologia


No decorrer do CONGRESSO ANGOLANO DE CARDIOLOGIA E HIPERTENSÃO, em setembro do corrente ano, foi formalmente anunciada a abertura das candidaturas à BOLSA ÁFRICA LUSÓFONA da Sociedade Portuguesa de Cardiologia patrocinada pela Fundação AstraZeneca.

Foram atribuídas bolsas a três candidatos médicos da República Popular de Angola:
Dr.Carlos Suca, especialista de Cardiologia
Drª Dilma Fernandes, interno de Cardiologia
Dr. Joel Catembula, interno de Cardiologia


Saiba mais sobre a BOLSA ÁFRICA LUSÓFONA. (continuar a ler)

NOVA BOLSA DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA PARA OS PAÍSES AFRICANOS LUSÓFONOS

CONSULTE AQUI O REGULAMENTO

Webinars da Sociedade Europeia de Cardiologia


A Sociedade Europeia de Cardiologia deu início a um programa de webinars em Cardiologia Geral, nos quais se pretende debater diversos temas do core curriculum em cardiologia.


Saiba quais as datas e os temas dos próximos Webinars da Sociedade Europeia de Cardiologia

1.ª IMPLANTAÇÃO EM PORTUGAL DE SISTEMA DE ASSISTÊNCIA VENTRICULAR ESQUERDA PORTÁTIL
Felicitações ao grupo do Hospital de Santa Marta

Felicitações ao grupo do Hospital de Santa Marta


A Sociedade Portuguesa de Cardiologia felicita a equipa de profissionais do Hospital de Santa Marta, liderada pelo Prof. José Fragata, por ter realizado no dia 6 de março de 2017, o primeiro implante em Portugal de um dispositivo de assistência ventricular esquerda portátil que vem dar uma resposta, há muito ambicionada, para doentes com insuficiência cardíaca avançada, como terapêutica de destino ou como ponte para transplante cardíaco.

Esta intervenção assinala a introdução no SNS de uma intervenção inovadora que vai melhorar significativamente a qualidade de vida de doentes com insuficiência cardíaca terminal, particularmente quando há contra-indicação para transplante cardíaco.

A Cardiologia está de parabéns!